Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

26 a 31 Out
Adicionar a calendário 2022-10-26 00:00:00 2022-10-31 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

AGENDA CULTURAL FIM DE SEMANA

O Fórum da Maia termina outubro com a inauguração de duas novas exposições. A prestigiante World Press Photo, que o Município da Maia se orgulha de ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos. A World Press Photo realiza-se na Maia há 23 anos e é já um acontecimento de grande relevância no nosso Município e na Região Norte, aguardado com enorme expectativa pelos milhares de pessoas que habitualmente visitam a exposição. Todos os anos a exposição recebe cerca de 8.000 visitantes, incluindo visitas de estudo organizadas por instituições de ensino. E “A Fé pela Arte”. A arte, «fonte de harmonia e de paz», permite «aceder à fé mais do que muitas palavras e ideias, porque com ela partilha o mesmo caminho, o da beleza», afirmou o Papa Francisco.
Inserida nas comemorações dos 400 anos da Igreja do Divino Salvador de Moreira, “inaugurada” em 1622, esta exposição revela uma parte do belíssimo património religioso do Mosteiro de Moreira.
No Fórum também pode visitar a exposição “KIOSKZINE, 2 anos, 8 fotógrafos”, que apresenta uma parcela significativa do trabalho desenvolvido durante dois anos na Kioskzine com recurso a uma seleção de fotografias que foram sendo publicadas nesta publicação trimestral.

Na Biblioteca mais um sábado mágico, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação com as “Histórias Fiadas” a exposição sobre o centenário de nascimento de Agustina Bessa-Luís, e mais um encontro do grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de Poesia.

No Museu continuam patentes as exposições que contam a história da Maia, sendo que a exposição permanente "5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo” apresenta-se com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”. Visite e participe na oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história".

No âmbito do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra a Maia será palco de três excelentes momentos musicais. Sexta-feira, na Igreja de Milheirós, Joris Verdin organista e musicólogo; sábado, na Igreja de Nossa Senhora da Maia o espetáculo “Franck Sinfónico”, com a Orquestra Sinfónica da Esmae e David Cassan & Jan Wierzba; Domingo, ao final da tarde na Capela de Nossa Senhora da Guadalupe, “Mvsica Antiqva Porto” com Fabiana Magalhães & Rui Soares

Bom fim de semana

FÓRUM DA MAIA

29 de outubro a 20 de novembro
Exposição
World Press Photo

É prestigiante para o Município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos. A World Press Photo realiza-se na Maia há 23 anos e é já um acontecimento de grande relevância no nosso Município e na Região Norte, aguardado com enorme expectativa pelos milhares de pessoas que habitualmente visitam a exposição. Todos os anos a exposição recebe cerca de 8.000 visitantes, incluindo visitas de estudo organizadas por instituições de ensino.
Terça-feira a Domingo, das 10h às 22h.
Gratuito.

29 de outubro a 20 de novembro
Exposição “A Fé pela Arte”

A arte, «fonte de harmonia e de paz», permite «aceder à fé mais do que muitas palavras e ideias, porque com ela partilha o mesmo caminho, o da beleza», afirmou o Papa Francisco.
Inserida nas comemorações dos 400 anos da Igreja do Divino Salvador de Moreira, “inaugurada” em 1622, esta exposição revela uma parte do belíssimo património religioso do Mosteiro de Moreira.
Terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 22h00.
Gratuito.

Até 20 de novembro
Exposição
KIOSKZINE, 2 anos, 8 fotógrafos

Exposição da Kioskzine converte Fórum da Maia em “Kiosk…zone”
A exposição que versará uma parcela significativa do trabalho desenvolvido pelo coletivo e convidados será inaugurada no próximo dia 8 de outubro, sábado, pelas 18h00, no Fórum da Maia. A iniciativa celebra assim dois anos da Kioskzine com recurso a uma seleção de fotografias que foram sendo publicadas nesta publicação trimestral.
O acesso à exposição é gratuito e a mesma pode ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 22h00 (de 8 de outubro a 20 de novembro).

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Até 28 de outubro
Centenário de nascimento de Agustina Bessa-Luís
Exposição
“Capas, Prefácios e Outros Textos”

Muitas são as formas de, através de uma exposição homenagear Agustina Bessa-Luís, esta pretende, sobretudo, servir de acicate motivacional para a leitura da sua obra, fazendo um jogo entre as capas de alguns dos seus livros (da sua mais recente editora, a Relógio D’Água), alguns dos prefácios escritos por leitores especiais e textos afins da autora como seja a minuciosa biografia de Isabel rio Novo ou as cartas da filha da escritora Mónica Baldaque. O objetivo desta exposição é aproximar Agustina Bessa-Luís dos leitores atuais.
HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

Sábado, 29 de outubro, 11h30
Hora do Conto - "Histórias Fiadas"

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
DURAÇÃO | 20 min
PÚBLICO-ALVO | infantil

29 de outubro, 16h00
Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de outubro
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

Até 30 de outubro
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 30 de outubro
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 30 de outubro
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

QUINTA DA CAVERNEIRA

Inscrições abertas - Oficina de Teatro da Maia/Oficina de Teatro Sénior
Prólogo: Laboratório de Dramaturgia
25 out – 13 dez
Ter e qui – 21h00 às 23h00
Inscrições até 10 de novembro
Inserido na Oficina de Teatro da Maia/Oficina de Teatro Sénior, apresentasse como um prólogo no sentido em que é a primeira fase de um processo de criação teatral, na busca pela construção de um texto dramático. Numa dinâmica de constante pesquisa, a lógica laboratorial de tentativa e erro
será aplicada com o intuito de chegar a uma possibilidade de texto que será trabalhado no módulo de interpretação, segunda fase da Oficina, e que culminará numa primeira apresentação pública do processo. Processo esse que funcionará como matriz para criação de um novo espetáculo do Teatro
Art’Imagem. Esta oficina é também dirigida aos maiores de 50 anos, num encontro de gerações.
Formador: Zé Pedro
t. 22 208 40 14 | 91 76 91 753 | 91 08 18 719
teatroartimagem@teatroartimagem.org

Até 30 de dezembro
Exposição
Fazer a Festa – Ecos na Comunicação Social

Galeria da Quinta da Caverneira
Entrada livre
Desde a sua primeira edição, o Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, teve uma grande cobertura por parte dos jornais do Porto e nacionais, tendo nestas 40 edições um robusto cliping de mais de 300 notícias.
Esta exposição pretende revelar o Fazer a Festa através de vários elementos da Comunicação Social: notícias de jornais, reportagens televisivas, etc., a sua receção e o olhar jornalístico.
Com curadoria de José Maia Vídeo André Rabaça Apoio à Montagem José Lopes e Pedro Leitão

CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM

Até 30 de outubro
Exposição
"A Rua do Sol"

No início do séc. XX, Barreiros vivia tempos de esperança. A Câmara Municipal e a Estação Telégrafo-Postal instalaram-se no Picoto, a freguesia fora elevada a Vila, a Alameda e a rua do Visconde ganhavam vida. Surge uma pequena estrada no lugar de Brandinhães, que ligou a Estrada Real 3 (futura EN 14) à nova Estrada Distrital 25 (futura EN 107), junto à entrada da Quinta do Gramaxo e que se iria chamar Rua do Sol…
Vamos conhecê-la pela pena de Fernando Teixeira, um maiato apaixonado por este local.
Gratuito.
Todos os dias entre as 08h00 e as 22h00

IGREJA DE MILHEIRÓS

Sexta-feira, 28 de outubro, 21h30
Festival Internacional de Órgão e Música Sacra
Joris Verdin

"Joris Verdin é organista e musicólogo . Essa combinação é a razão de sua preferência por reviver músicas esquecidas ao mesmo tempo em que cria composições contemporâneas. Gravou mais de quarenta CDs como solista, abrangendo várias épocas e estilos musicais. Depois de várias atividades como acompanhante, arranjador e produtor, ele agora se concentra no órgão e no harmônio e se tornou um especialista internacionalmente reconhecido. Ele ensina órgão no Conservatório Real de Antuérpia e é professor na Universidade de Lovaina, Bélgica.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA MAIA

Sábado, 29 de outubro, 21h30
Festival Internacional de Órgão e Música Sacra
Franck Sinfónico
Orquestra Sinfónica da Esmae, David Cassan & Jan Wierzba

"O organista de renome internacional, David Cassan, é um dos principais jovens organistas de sua geração
David Cassan foi premiado com uma dúzia de primeiros prêmios internacionais, incluindo Chartres (França), St Albans (Reino Unido), Haarlem (Holanda) e também o Grand Prix Jean-Louis Florentz da l'Académie des Beaux-Arts (França). Esses inúmeros prêmios fazem dele um dos organistas mais ilustres de sua geração.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA GUADALUPE

Domingo, 30 de outubro, 17h00
Festival Internacional de Órgão e Música Sacra
MVSICA ANTIQVA PORTO, Fabiana Magalhães & Rui Soares

Fabiana Magalhães
Desde 2007, integra o quarteto “Gaudium Vocis” do qual é membro fundador. No ano lectivo 2011/12 trabalhou regularmente os seus estudos a nível do canto com o Prof. Pierre Mak (Conservatorium van Amsterdam). Como solista apresentou-se em concertos em Portugal, Holanda, Bélgica, França e Itália. É fundadora do Colégio de Música de Fiães, onde leciona atualmente.
Ruis Soares
É organista na Igreja da Senhora da Conceição no Porto e responsável pelos concertos diários na Igreja dos Clérigos da mesma cidade. Para além de inúmeros concertos em Portugal, já atuou em Espanha, França, Suíça, Itália, Holanda, Polónia e Sérvia.

JUNTA DE FREGUESIA DE NOGUEIRA E SILVA ESCURA

Até 11 de novembro
Exposição “A Filatelia na Maia”

A Filatelia excede em muito o vulgar colecionismo, ao permitir a afirmação e divulgação das múltiplas culturas do mundo e ao promover o intercâmbio e a aproximação dos povos.
Aqui ficamos a conhecer um pouco da história dos correios na Maia, a transferência da sede postal e telégrafo no início do séc. XX, no sempre surpreendente “mundo” dos selos, carimbos e postais.
Gratuito.
Segunda a sexta-feira 9h00-12h30 l 14h00-17h30

BREVEMENTE:

4 a 6 de novembro
Fórum da Maia
Holograma – Cultura pra Todos

11 e 12 de novembro
Fórum da Maia
O Fado vai ao Fórum

19 de novembro
Quinta da Caverneira
"As Memórias do meu Pai na Rádio do meu Tio"
Teatro do Montemuro – Castro Daire

11 de dezembro
Fórum da Maia
Festival de Magia da Maia

Bom fim de semana.