Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

01 a 06 Mar
Adicionar a calendário 2023-03-01 00:00:00 2023-03-06 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

FÓRUM DA MAIA

5 de março

Grande Auditório do Fórum da Maia

Oficina Criativa Historioscópio

"Quem é Quem?" - Construção de Marionetas de Mesa

Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de dar corpo às personagens da sua imaginação! Com o Historioscópio Teatro de Marionetas vamos construir marionetas de mesa e aprender a dar-lhes vida, incentivando os pequenos artistas a criar as suas próprias histórias.

Duração: 2 horas

Famílias com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos.

Dado que foi atingido o número limite de vagas, as inscrições para a oficina "Quem é Quem?" - Construção de Marionetas de Mesa, estão encerradas.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Até 31 de março

Contos Contigo Conto - Hora do Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Querido monstro” de Dita Zipfel e para os mais pequeninos, “A caixa das preocupações” de Suzanne Chiew.

LOCAL | Escolas / Biblioteca Municipal

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Até 31 de março

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Até 31 de março

BiblioConto Sénior - Hora do Conto

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

LOCAL | Lares e Centros de dia

PÚBLICO-ALVO | público sénior

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

HORÁRIO | por marcação

Até 31 de março

Oficina Expressão Dramática - Unir, Criar e Explorar

A expressão dramática não é propriamente teatro, tem os seus próprios objetivos e utiliza jogos dramáticos e um conjunto de atividades lúdicas. Pode designar-se de jogo dramático ou de arte dramática.

LOCAL | Escolas

PÚBLICO-ALVO | infantil

1 a 31 de março

Atreve-te e leva

Este projeto pretende oferecer aos leitores a possibilidade de requisitar kits literários surpresa. Cada kit literário terá uma temática diferente e será constituído por vários documentos - livros, jogos, DVD e CD - selecionados pela equipa técnica da Biblioteca. Desafiaremos assim o leitor a explorar o tema que mais lhe agrada mesmo não sabendo com que autor ou realizador se irá deparar.

HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

Sábado, 4 de março, 11h30

Histórias Fiadas - Hora do Conto

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 31 de março

Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.

Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.

Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

Até 31 de março

Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.

Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.

A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.

Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.

São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.

Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 31 de março

A Arqueologia na Maia

Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30

Inscrições

Tel. (+351) 229.871144

museu@cm-maia.pt

Até 31 de março

Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gratuito

Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

QUINTA DA CAVERNEIRA

Quinta-feira, 2 de março, 21h00

“Uma Campa é um Buraco Difícil de Tapar: e outros textos”, de Jorge Palinhos

Teatro a Ler | Fundo Teatral Art’Imagem/CMMaia

120M - Entrada Livre

Tal como a vida, o conceito de teatro estilhaçou-se em múltiplas formas e modos de escrever e fazer teatro. Nesta sessão com o dramaturgo e investigador Jorge Palinhos, serão apresentadas duas obras suas recentes "Uma Campa É um Buraco Difícil de Tapas" e "A Ação e o Poder no Drama Contemporâneo" e falar-se-á na teoria e na prática, sobre como as palavras e o palco, sejam eles quais forem, podem continuar a exprimir as angústias de pessoas e comunidades".

“… e se houver uma questão subterrânea, subjacente, raiz comum a estas sete peças de Jorge Palinhos, talvez seja: por que motivo uma campa é um buraco tão difícil de tapar – se as vozes são evanescentes, solitárias, tão frágeis e desprotegidas?” (in Posfácio de “Uma Campa é um Buraco Difícil de Tapar: e outros textos”, Pedro Eiras)

Jorge Palinhos (1977) é escritor e dramaturgo. O seu trabalho já foi apresentado ou publicado em Portugal, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Grécia, Países Baixos, Sérvia, Suíça e Estados Unidos da América. Colaborou com numerosas companhias de teatro portuguesas e estrangeiras, e com publicações como os jornais Público e Grande Porto, as revistas Bang, núa, Sinais de Cena, entre outros. Recebeu o Prémio Miguel Rovisco, o Prémio Manuel-Deniz Jacinto e foi nomeado para o prémio António José da Silva. Gosta de mochilas, fruta de época e duelos de esgrima.

A atividade “Teatro a Ler”, uma leitura partilhada de peças de teatro com o público seguida de discussão com o autor, insere-se no projeto Fundo Teatral Art’Imagem/CMMaia, com o objetivo de divulgação da dramaturgia contemporânea portuguesa.

Moderação da sessão: Micaela Barbosa e Zé Pedro

Oficina Teatrinho ao Palco

Iniciada em 2013, é uma iniciativa do Teatro Art'Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, dirigida a crianças a partir dos 6 anos.

“Aprender a ser e a crescer com o Teatro”

As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a sua expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.

A Expressão Dramática é um bom meio para a criança encontrar formas de expressão alternativas ao seu quotidiano.

Esta Oficina de formação lúdica-artística consiste num trabalho de iniciação ao jogo dramático e às aprendizagens dos primeiros passos da prática teatral através de jogos de movimento, improvisação e dança, som e música, entrelaçando-os com palavras, jogos e brincadeiras e histórias reais ou do faz-de-conta.

Formadora: Andreia Macedo

A oficina decorre até 17 de junho e já atingiu o número limite de vagas.

Oficina de Teatro da Maia

A Oficina de Teatro da Maia (OTM) é uma iniciativa conjunta do Teatro Art'Imagem e da Câmara Municipal da Maia. Pretende fomentar o espírito crítico, alargar a oferta cultural no concelho e dar continuidade à política de formação de públicos que ao longo de anos temos levado a cabo. É uma proposta pensada para abranger um leque variado de interessados, que vai desde pessoas com alguma experiência teatral até ao simples curioso das artes de palco.

A oficina decorre até 3 de abril e já atingiu o número limite de vagas.

PARA AGENDAR

Mês da Arquitetura da Maia

10 de março a 30 de abril – Fórum da Maia

Musical “Gato das Botas”

1 de abril, 16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia Fest Music

4 de maio, 21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia - GNR

5 de maio, 21h30 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Bárbara Bandeira

6 de maio, 21h30 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Ana Bacalhau

7 de maio, 17h00 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Luís Represas

Bom fim de semana,