Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural fim de semana

06 a 12 Dez
Adicionar a calendário 2023-12-06 00:00:00 2023-12-12 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural fim de semana Evento
Agenda Cultural fim de semana
Cultura

FÓRUM DA MAIA

Quinta-feira, 7 de dezembro, 21h30

INAUGURAÇÃO DA UIVO - 13ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA

“RETRATO DOS DIAS – DA CRÍTICA E DOS SISTEMAS”

Inaugura amanhã, quinta-feira, 7 de dezembro, às 21h30, a exposição UIVO - 13ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA que estará patente até 25 de fevereiro, sendo visitável de terça a domingo, das 10h00 às 22h00.

De 7 de dezembro a 25 de fevereiro, a Câmara Municipal da Maia promove, através do seu Pelouro da Cultura, a 13ª edição da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, evento dedicado à Ilustração, nas suas mais variadas vertentes.

Assumindo-se como uma referência no panorama da Ilustração nacional, a UIVO – Mostra de Ilustração da Maia é já uma mostra de valor reconhecido pelos seus pares e pelo público em geral. A cada edição são abordadas questões da contemporaneidade, com referência à pratica da Ilustração, apresentando obras de artistas nacionais e estrangeiros, o que se traduz numa mostra cada vez mais eclética, quer na seleção dos artistas e ilustradores, quer nas peças e categorias apresentadas, enfatizando as diferentes formas de fazer e pensar a Ilustração.

A programação desenvolvida para a UIVO 13 contempla um conjunto variado de atividades, que vão desde exposições, dentro e fora de portas, assim como um conjunto de oficinas desenvolvidas para as escolas e famílias, das quais resultará a UIVINHO 6 – Mostra de Ilustração Infantil da Maia, que estará patente na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, em fevereiro de 2024.

Nesta 13ª edição, a curadoria de Cláudia Melo apresenta a Ilustração como meio revelador do “RETRATO DOS DIAS – DA CRÍTICA E DOS SISTEMAS”, colocando em diálogo e confronto artistas e obras que questionam temas sociais, políticos e culturais de diferentes épocas.

Com efeito, parte-se de uma seleção de obras de acervos históricos e coleções públicas e privadas, como por exemplo, obras da coleção do Museu Rafael Bordalo Pinheiro, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, espólio da Empreza do Bolhão, coleção particular de Jorge Silva, entre outras, e um conjunto de ilustrações de artistas contemporâneos, que apresentam linguagens e ideologias muito distintas até pelo fator anacrónico (séc. XIX até à contemporaneidade), mas que exploram no seu corpo de trabalho, as mesmas temáticas como as questões de género e raça, sexismo, hierarquia e controle, novidade, economia, corrupção, e des(preocupação) ambiental.

Apresentam-se ilustrações que se fundam em temas políticos, sociais e culturais e que sempre estiveram presentes na nossa vida ao longo dos tempos, mas cujos entendimentos e forma de os tornar imagem construída (ilustração) são significativamente diferentes.

Comunicação, poder, instrumentalização, crítica, ativismo e sensibilização têm na Ilustração um veiculo com uma grande capacidade de sedução para mensagens específicas (des)reguladoras e capazes, até, de consolidar a mudança.

Ilustração editorial, conceptual, cartoon, desenho, banda desenhada, animação, gravura, e edição impressa contam-nos um “Retrato dos” nossos “Dias”, sempre com um pendor critico, provocador e questionador dos “Sistemas”.

Entrada livre.

Domingo, 10 de dezembro, 16h00

Grande Auditório do Fórum da Maia

II Festival Internacional de Magia da Maia – LOTAÇÃO ESGOTADA

Está de regresso, a 10 de dezembro, o Festival Internacional de Magia da Maia. Ao vivo e a cores poderá testemunhar as atuações incríveis dos melhores e mais prestigiados artistas a nível mundial. Da Rússia o Campeão Mundial em título de Manipulação, Artem Shchukin, que fez furor no America’s Got Tallent nos Estados Unidos da América. Presença garantida também do sul coreano, Read Chang, Vice-campeão Mundial em 2015, para deslumbrar todos com a sua magnifica atuação. Da vizinha Espanha, Luis Olmedo, atual Campeão Mundial de Micro Magia, promete provar o quão mágica é a magia de proximidade. Fazer rir será o papel de Michael Szanyel Vice-campeão mundial em 2012 na categoria de Magia Cómica. Por fim, mas não menos importante, de Portugal iremos ter a dupla “Tá na Manga” com a sua Magia Teatral premiada com o terceiro lugar no Mundial de Magia de 2012.

A apresentação desta segunda edição será da responsabilidade dos mágicos Gonçalo Gil e Gustavo Sereno, professores e diretores da Escola de Magia do Porto e organizadores de todo o festival. Contamos ainda com a animação do mágico Pedro Cruz, também professor, na mesma instituição.

A exemplo do ano passado onde o Grande Auditório do Fórum da Maia ficou repleto com um público muito entusiasta, este é um espetáculo para toda a família que vai deliciar os mais novos e encantar os mais velhos. Deixe-se contagiar pela magia do Natal repleto de surpresas e de situações improváveis.

 

Terça-feira, 12 de dezembro, 11h00

Café Concerto do Fórum da Maia

Lançamento do Livro “Um Problema Histórico”

Uma oportunidade de ficar a conhecer personagens como Gonçalo Mendes da Maia, o Conselheiro Luiz de Magalhães, Guilhermina Suggia, Mestre Albino Moreira, entre outros. Este primeiro volume, especialmente dirigido aos mais pequenos, foi pensado para que, desde cedo, os mais novos tomem contacto com a nossa história. É importante que estes conheçam aqueles que foram os protagonistas mais distintos, os momentos marcantes e os lugares de referência do concelho, a nossa Maia. Cada vez com mais habitantes, sejam eles maiatos de nascimento ou de adoção, todos são parte integrante destas terras que contribuíram, e de que maneira, para a formação do nosso país, Portugal.

Entrada livre.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Até 29 de dezembro

Hora do Conto – Contos Contigo Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “A Visita do Lobo Mau”, de Clara Cunha, e para os mais pequeninos, “Tartaruga vs Lebre: a desforra”, de David Pintor.

Duração: 20 min

Locais: Escolas / Biblioteca Municipal

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

Gratuito.

Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

 

Até 29 de dezembro

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Duração: 45 min

 

Até 29 de dezembro

BiblioConto Sénior

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

Duração: 45 min

Locais: Lares e Centros de dia

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

Gratuito.

 

Sábado, 9 de dezembro, 11h30

Apresentação do livro “Os cachorrinhos da Cadela Mimi”, de Susana Gonçalves

Atividade inserida na rubrica “Histórias Fiadas”

“Os Cachorrinhos da Cadela Mimi” conta a estória de Sol, um cachorrinho especial que nasceu numa família amorosa. O sábio mestre Mocho explica à cadela Mimi, a mãe, que o seu filhote é cego e que precisará do apoio de todos. Assim, a família une-se para tornar Sol um cachorrinho autónomo, utilizando jogos e brincadeiras de orientação que o transformam num verdadeiro herói.

Entrada livre.

 

Sábado, 9 de dezembro, 15h00

Encontro com o autor Paulo M. Morais

A Biblioteca Municipal da Maia, através da Comunidade de Leitores promove o encontro com o escritor Paulo Morais em torno do seu livro “A Boneca Despida”. É uma história da vida privada de um país que, no lapso de um século, participou em guerras e conflitos, viu partir a sua gente, instalou-se nos subúrbios, virou do avesso regimes políticos, fez-se europeu, esqueceu os seus velhos, conheceu momentos de luz e sombra. E Julieta, claro, assistiu a tudo.

Entrada livre

 

Até 29 de dezembro

Exposição “O Natal também Conta Histórias”

Mostra de trabalhos feitos nos mais diversos materiais que nos contam as mais diversas histórias que trazem o encanto do Natal às crianças.

Horário: segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30

 

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de dezembro

Exposição - “Do Campo para a Urbe – Da Identidade Rural à Patrimonial”

Esta é uma Exposição Temporária composta pelo acervo Etnográfico do Museu. Nela os objetos apresentados e as profissões retratadas transmitem conhecimentos de uma sociedade rural, pertencente ao passado, mas ainda suficientemente próxima para ser espaço de partilha de memórias e de referência que une e identifica gerações, que pode agora ser apreciado por todos.

 

Até 30 de dezembro

Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.

Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.

Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

 

Até 30 de dezembro

A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30

Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt

 

Até 30 de dezembro

Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gratuito

Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

 

QUINTA DA CAVERNEIRA

Quinta-feira, 7 de dezembro, 21h30

"El licenciado Vidriera" - Karlik Danza Teatro (Caceres/ES)

M/12 – 60M

Uma adaptação do texto inspirada nos novos conceitos de dramaturgia, mas respeitando a obra original e a linguagem Cervantes. Funde o teatro textual e físico com o flamenco ao vivo, símbolo do grito de loucura do protagonista, e com um espaço sonoro que transforma composições musicais em verdadeiras referências com valor narrativo. Um conto pertencente às “novelas exemplares”, escrita entre 1590 e 1612, mas que não foram reunidos até 1613 pelo próprio Cervantes, após o reconhecimento obtido pela primeira parte de D. Quixote. “Mr. Vidriera” éa adaptação, a partir de um processo de investigação teatralcontemporânea. Com uma aposta cenográfica carregada de poesia visual, há um trabalho conceptual dos objetos e um simbolismo em que os elementos adquirem significados diferentes, nos quais as criações em vídeo também têm destaque.

Texto Miguel de Cervantes; Intérpretes: Jorge Barrantes / Alberto Moreno; Direcção e dramaturgia: Cristina D. Silveira; Adaptação: Pedro Luis López Bellot; Cenografia e adereços: David Pérez y Diego Ramos; Figurinos: Myriam Cruz; Espaço sonoro: Álvaro Rodríguez; Criação de video: El Desván Teatro Mara Núñez; Desenho de luz: David Pérez; Espaço de criação: La Nave del Duende.

BILHETEIRA

5,00€ Normal

3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.

Horário: 60 minutos antes do início de cada espetáculo

 

Domingo, 10 dezembro, 16h00

"Estórias ao Lume" – Krisálida (Caminha)

M/6 – 60M

Vittorio Calabaza. Amara Tomilho. Dois cozinheiros. Um menu. Uma cuidadosa seleção dos mais inéditos ingredientes, refogando medos, fritando contos, adocicando nostalgias, apurando fantasias. Uma degustação de receitas ancestrais que apresentará personagens lendárias servidas em estórias empratadas.

Direção Artística: Carla Magalhães; Encenação, Dramaturgia e Máscaras: Rafa Rey; Interpretação e Cocriação: Gabriela Amaro e Ricardo Ribeiro; Assistência de Encenação e Dramaturgia: Raquel Ribeiro; Assistência de Movimento: Raquel Garabal e Carlos Gallardo; Desenho de Luz: Rui Gonçalves; Criação Musical: Filipe Miranda; Figurinos: Pedro Morim; Cenografia: Luís Canário Rocha; Design Gráfico: Helena Soares Produção: Krisálida.

Um espetáculo da Krisálida em colaboração com a Nauta Teatro.

BILHETEIRA

5,00€ Normal

3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.

Horário: 60 minutos antes do início de cada espetáculo

 

Domingo, 10 de dezembro, 18h00

Inauguração da Exposição “Tempos de Cenografia”, de Marta Silva

Retrospectiva de cenografias criadas para o Teatro Art'Imagem na Galeria de Exposições da Quinta da Caverneira

Esta exposição propõe uma retrospectiva através da seleção de desenhos, maquetas e fotografias, revisitando algumas produções teatrais criadas para o Teatro Art'Imagem. São tempos precisos de apresentação das ideias e reformulações durante o processo criativo da cenografia.

Curadoria: Marta Silva; Coordenação de Montagem: Pedro Carvalho; Apoio Documental: Micaela Barbosa (Fundo Teatral Art'Imagem/C.M.Maia); Apoio à Montagem: José Lopes e Pedro Leitão; Design Gráfico: Tiago Dias; Produção: Sofia Leal

Entrada livre.

 

Oficina de Teatro da Maia - Inscrições abertas

Até 31 de dezembro estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro da Maia 2024 que decorrerá no Auditório da Quinta da Caverneira, entre 15 de janeiro e 6 de abril, às segundas e quartas, entre as 21h00 e as 23h00

Gratuito

Formador: Miguel Hernandez

Inscrições através de:

teatroartimagem@teatroartimagem.org

 

PARA AGENDAR

16 de dezembro, 21h30

Bestas - Chão de Oliva (Sintra)

Quinta da Caverneira

 

Bom fim de semana.