Cultura CM Maia

Agenda Biblioteca Municipal da Maia_novembro 2023

02 a 30 Nov
Adicionar a calendário 2023-11-02 00:00:00 2023-11-30 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Biblioteca Municipal da Maia_novembro 2023 Evento
Agenda Biblioteca Municipal da Maia_novembro 2023
Cultura

Agenda de atividades para o mês de outubro na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.

Hora do Conto – Contos Contigo Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “A Visita do Lobo Mau”, de Clara Cunha, e para os mais pequeninos, “Tartaruga vs Lebre: a desforra”, de David Pintor.

Duração: 20 min

Locais: Escolas / Biblioteca Municipal

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

Gratuito.

Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Duração: 45 min

BiblioConto Sénior

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

Duração: 45 min

Locais: Lares e Centros de dia

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

2 e 3 de novembro

Comunidade de Leitores

O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “leitura em movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais.

Horário: Dia 2 às 15h00 I Dia 3 às 21h00 – “Os Informadores”, de Juan Gabriel Vásquez

3 a 26 de novembro de 2023

Exposição “Imprensa de Abril”

O 25 de Abril representou para os meios de informação um conjunto de transformações de vária ordem que levaram a mudanças drásticas. Genericamente, todos os meios de comunicação foram afetados pelos acontecimentos políticos. O derrube da ditadura provocou a abolição do exame prévio e terminava assim a utilização do lápis azul por parte da censura. Assiste-se a uma rápida politização da sociedade portuguesa e consequente radicalização política, mais evidentes no PREC, de 11 de março a 25 de novembro de 1975.

Horário: segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30 / Domingo das 10h00 às 22h00

4, 11, 18 e 25 de novembro, 11h30

Hora do Conto – “Histórias Fiadas”

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

11 de novembro, 16h00

Encontro com a escritora Maria Fernanda Rodrigues

«Asprela» um livro de poesia que a autora Maria Fernanda nos apresenta, leva-nos através de um caminho de palavras com sentimento, sensibilidade e cor. É um caminho bem estreito, porque muito pessoal, mas simultaneamente muito acolhedor. A cada poema, lido e sentido, somos levados pela Autora a contemplar o valor que as palavras assumem na sua vida, e a com elas experienciarmos sensações, e sermos tocados pela emoção.

18 de novembro, 11h30

Encontro com a escritora Joana Varela

“Noé e o Anjo da Guarda” é uma bela história onde vamos encontrar o esperto Noé, que é um gato que adora a sua dona e que está sempre pronto para a proteger de tudo e de todos.

A sua constante curiosidade leva-o a conhecer um Anjo da Guarda e com ele descobre um mundo mágico e aprende que acreditar é suficiente para se sentir protegido.

Deste encontro improvável nasce uma amizade carinhosa e sincera. Mas nasce também uma importante missão, que tem tudo de maravilhoso e de extraordinário. O Noé foi muito mais que um gato na vida da Joana.

Foi um amigo e um companheiro em todos os momentos.

23 e 24 de novembro

Comunidade de Leitores

Dia 23 às 15h00 I  Dia 24 às 21h00 – “À espera da subida das Águas”, de Maryse Condé

24, 25 e 26 de novembro

"Contamina - Festival de Contos da Maia"

A Biblioteca Municipal da Maia promove o segundo “Contamina – Festival de Contos da Maia”.

Contar e ouvir histórias são atividades inerentes à condição social do ser humano. “É a transmissão de saberes feita oralmente, pelo povo, de geração em geração, isto é, de pais para filhos ou de avós para netos. Estes saberes tanto podem ser os usos e costumes das comunidades, como podem ser os contos populares, as lendas, os mitos e muitos outros textos que o povo guarda na memória (provérbios, orações, lengalengas, adivinhas, cancioneiros, romanceiros, etc.). Também são conhecidos como património oral ou património imaterial. Através deles cada povo marca a sua diferença e encontra-se com as suas raízes, isto é, revela e assume a sua identidade cultural.” (Parafita, 2005)

O Festival de Contos da Maia pretende contaminar tudo e todos para a narrativa oral, a partilha de histórias, afetos e emoções.

25 de novembro, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.