Cultura CM Maia

Agenda Biblioteca Municipal da Maia_dezembro 2023

05 a 29 Dez
Adicionar a calendário 2023-12-05 00:00:00 2023-12-29 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Biblioteca Municipal da Maia_dezembro 2023 Evento
Agenda Biblioteca Municipal da Maia_dezembro 2023
Cultura

Agenda de atividades para o mês de dezembro na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho:

2, 9 e 16 de dezembro, 11h30

Hora do Conto – “Histórias Fiadas”

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

4 a 29 de dezembro

Exposição “O Natal também Conta Histórias”

Mostra de trabalhos feitos nos mais diversos materiais que nos contam as mais diversas histórias que trazem o encanto do Natal às crianças.

Horário: segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30

Hora do Conto – Contos Contigo Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “A Visita do Lobo Mau”, de Clara Cunha, e para os mais pequeninos, “Tartaruga vs Lebre: a desforra”, de David Pintor.

Duração: 20 min

Locais: Escolas / Biblioteca Municipal

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

Gratuito.

Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Duração: 45 min

BiblioConto Sénior

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

Duração: 45 min

Locais: Lares e Centros de dia

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

9 de dezembro, 15h00

Encontro com o autor Paulo M. Morais

A Biblioteca Municipal da Maia, através da Comunidade de Leitores promove o encontro com o escritor Paulo Morais em torno do seu livro “A Boneca Despida”. É uma história da vida privada de um país que, no lapso de um século, participou em guerras e conflitos, viu partir a sua gente, instalou-se nos subúrbios, virou do avesso regimes políticos, fez-se europeu, esqueceu os seus velhos, conheceu momentos de luz e sombra. E Julieta, claro, assistiu a tudo.

9 de dezembro, 11h30

Apresentação do livro “Os cachorrinhos da Cadela Mimi”, de Susana Gonçalves

“Os Cachorrinhos da Cadela Mimi” conta a estória de Sol, um cachorrinho especial que nasceu numa família amorosa. O sábio mestre Mocho explica à cadela Mimi, a mãe, que o seu filhote é cego e que precisará do apoio de

todos. Assim, a família une-se para tornar Sol um cachorrinho autónomo, utilizando jogos e brincadeiras de orientação que o transformam num verdadeiro herói.

14 e 15 de dezembro

Comunidade de Leitores

O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “leitura em movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais.

Horário: Dia 14 às 15h00 I Dia 15 às 21h00 – “Manhã e Noite”, de Jon Fosse

12, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro, 10h30 I 14h30

“Natal Ilustrado” – oficina para escolas

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia através do serviço educativo da Biblioteca Municipal e do Centr’Arte promovem uma oficina intitulada “Natal Ilustrado”. Os participantes são convidados a ouvirem a narração de um conto e termina com uma oficina baseada no tema Natal.

Inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

16 de dezembro, 10h30

“Natal Ilustrado” – oficina para famílias

Inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

16 de dezembro, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.