Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Abril_Biblioteca Municipal da Maia

01 a 30 Abr
Adicionar a calendário 2022-04-01 00:00:00 2022-04-30 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Abril_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Abril_Biblioteca Municipal da Maia
Cultura

1 de abril, 21h00
Comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia
A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores. Este mês o livro proposto para discussão é “O Doutor Glass" de Hjalmar Soderberg.
Gratuito
Contactos: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

1 a 29 de abril
Hora do conto
BiblioConto Sénior
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.
Duração: 45m
Público-alvo: público sénior
Gratuito
Contatos: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

1 a 29 de abril
Mês do Livro e da Leitura
Abril é o mês em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de abril). Neste âmbito está previsto um conjunto de atividades, nomeadamente: encontros com escritores, oficinas, óscares da leitura, horas do conto, sugestões de leitura, entre outras.

1 a 29 de abril
Hora do conto
Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “O livro com fome” de André Lee e para os mais crescidos, “Oh, não! Adotei um elefante!” de David Walliams
Duração: 20m
Público-alvo: infantil
Preço: gratuito
Contatos: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Inscrições: Biblioteca Municipal da Maia
Observações: atividade sujeita a marcação
Local: Escolas

Sábados 02, 09, 23 e 30 de abril, 11h30
Espetáculo
Histórias Fiadas
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Gratuito

Sábado 2 de abril, 15h30
Oficina
Territórios do brincar – “Segue-me”
No dia 2 de abril celebramos o Dia Internacional do Livro Infantil e por isso o Livro será rei! A leitura em voz alta é uma forma de acolhimento, ligação, mimo. Assim, “Segue-me” nesta história de José Campanari e Roger Olmos. E logo, logo a seguir vamos construir um brinquedo! Será a personagem principal da história, com recurso a materiais diversos: estrutura em cartão, decoração recorrendo a colagens, desenho a lápis de cor, linhas, botões, etc.
Gratuito

4 a 30 de abril
Exposição
José Afonso – Geografia de uma vida
A Biblioteca Municipal em parceria com a Associação José Afonso tem ao dispor uma exposição que tem como objetivo dar a conhecer e ilustrar os locais onde José Afonso viveu. Regista sucintamente os locais que marcaram o mapa de Zeca Afonso e assim, também, a cronologia da sua vida.
Horário: segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h
Gratuito

19 de abril a 16 de junho, 10h00 – 11h30 (terças e quintas)
Formação
Português em foco - apoio escolar
Sendo o Português a nossa língua materna e uma ferramenta diária de comunicação, o seu domínio torna-se essencial, não só no contexto escolar, mas, sobretudo, na preparação de cidadãos conscientes e informados, capazes de compreender a sociedade que nos rodeia. Por outro lado, dominar a língua portuguesa torna-nos mais competitivos num mercado de trabalho cada vez mais exigente e global. Dirigido a todos os que visam preparar-se para o exame nacional de Português de 12.º ano, tem como objetivos dar resposta às dúvidas dos alunos sobre a disciplina de língua portuguesa, reforçar a componente estrutural da língua materna e melhorar a expressão escrita e a capacidade de interpretar textos literários e não literários, potenciando-se o pensamento crítico.
Horário: 10h às 11h30
Público-alvo: estudantes 12.º ano
Gratuito
Contatos e incrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Lotação: 15 inscrições por turma
Inscrições: biblioteca@cm-maia.pt

22 de abril, 21h00 – 23h00
Comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia
A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores. Esta sessão reveste-se de um sentido especial uma vez que recupera uma obra de Fernando Campos, neste caso “A rocha branca”.
Gratuito

23 de abril, 09h00 – 12h30
2.º Colóquio Fernando Campos
Este segundo Colóquio dedicado a Fernando Campos tem como pano de fundo duas realidades caras ao autor: a cultura clássica e o tema da viagem. Um e outro aspeto, em doses e matizes distintos, estão presentes na sua obra, desde logo nas múltiplas geografias literárias exploradas e na tábua axiológica de profundo recorte humanista. O colóquio de 2022, tem como objetivo estabelecer uma ponte entre estas duas dimensões partindo da sua obra “A rocha branca”, um livro singular no universo da obra camposiana: um romance histórico de cariz biográfico que recupera para a contemporaneidade uma figura maior da poesia clássica, safo de seu nome. Pretende-se neste encontro dar voz e combinar três enfoques diferentes, mas complementares, importantes para aferir da receção da obra de Fernando Campos na atualidade: a voz académica, a voz leitora e voz criadora.
Gratuito

23 de abril, 15h00
Apresentação do livro “Memórias do Barroso”.
“Memórias do Barroso”, de António Lourenço Fontes - "O Padre Fontes", constitui-se como um retrato sociocultural do Barroso e do interior português – Trás-os-Montes - e que retrata o homem, o lugar, a história, a religião popular, a medicina popular, as viagens e roteiros, as reportagens e as entrevistas na Terra do Barroso. Uma obra coordenada por um jurista, um geólogo e um antropólogo do Clube Unesco da Maia com prefácio de Marina Pignatelli do ISCSP da Universidade de Lisboa.
Gratuito

23 de abril, 18h00
Lançamento do livro “Conhecer Fernando Campos: o menino que gostava de viajar nos livros”.
A Biblioteca Municipal da Maia promove o lançamento do livro “Conhecer Fernando Campos: o menino que gostava de viajar nos livros” com texto de Joaquim Jorge Moreira da Silva e ilustrações de Paulo Salvador Lopes.
Quem não gosta de correr por esse mundo fora e experimentar muitas, muitas aventuras? Toda a gente, claro!
Este livro fala-nos de um menino que se fez escritor e que dá pelo nome de Fernando Campos, nascido na Maia e cidadão do mundo.
Gratuito

25 de abril, 17h30
Apresentação do livro “JOSÉ AFONSO – Todas as canções”
A Biblioteca Municipal Maia, promove a apresentação do livro “JOSÉ AFONSO – Todas as canções”, «"José Afonso é o nosso maior cantor de intervenção!" Este elogio tão consensual e aparentemente tão generoso é a forma mais eficaz de liquidar a obra do grande mestre da música popular portuguesa no que ela tem de universal e de artisticamente superior. Não é sequer uma meia verdade. É, de facto, uma «falsa» verdade. Reduzir José Afonso ao cantor de intervenção, que ele também foi, é induzir no grande contingente de distraídos a ideia de menoridade artística, (mal) associada à canção política.»
Gratuito

30 de abril, 16h00 – 18h00
Tertúlia
Asas de poesia
O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Gratuito