Cultura CM Maia

03 Nov a 03 Dez
Adicionar a calendário 2023-11-03 00:00:00 2023-12-03 00:00:00 Europe/Lisbon “50 ANOS DO 25 DE ABRIL: OS PRIMEIROS CARTAZES” Evento

3 de novembro a 3 de dezembro de 2023

Praça do Fórum da Maia

“50 ANOS DO 25 DE ABRIL: OS PRIMEIROS CARTAZES”

Sensibilizados por este tempo determinante para o nosso presente, com o intuito de sacudir a memória maiata, mergulhamos nos cartazes políticos desse tempo, na riqueza gráfica dos acontecimentos, na força da palavra. Esta exposição tentará mostrar a vivência da democracia em Portugal nesse passado recente.

Todos os dias.

ENQUADRAMENTO

No dia 25 de Abril de 2024 comemora-se meio centenário do Golpe de Estado, levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas – MFA – que teve a imediata adesão da população e que iniciou a revolução que terminou com a longa ditadura do Estado Novo e criou condições para a aprovação da Constituição de 2 de Abril de 1976 que consolidou o regime democrático português.

Esse acontecimento, de inigualável importância na História Contemporânea Portuguesa, embora esteja bem presente na memória das gerações mais idosas, começa a ser apenas mais uma data, como tantas outras, correspondente a um feriado para os mais jovens.

Comemorar os 50 anos do 25 de Abril deve ter como objetivo principal explicar e fazer refletir as gerações mais novas sobre a sua natureza e importância.

Nesse sentido, a Câmara Municipal da Maia, decidiu, paralelamente às comemorações oficiais a realizar pela Assembleia Municipal, desenvolver um Programa Cultural, envolvendo os seus Pelouros da Cultura, Educação e Juventude, com preocupações lúdicas e pedagógicas, ao nível da aquisição de conhecimentos e estímulo da criatividade, especialmente focado no segmento dos jovens que frequentam o Ensino Secundário.

O Programa é multifacetado, composto por conferências, exposições, produção escrita, dança, teatro, cinema, artes plásticas e música, com a participação direta dos Estabelecimentos de Ensino do Município e que se concretizará entre novembro de 2023 e novembro de 2024.

O Vereador do Pelouro da Cultura

Mário Nuno Neves