Cultura CM Maia

42º Fazer a Festra - Híbrido - Apresentação do Trabalho final

29 Jun
Adicionar a calendário 2023-06-29 00:00:00 2023-06-29 00:00:00 Europe/Lisbon 42º Fazer a Festra - Híbrido - Apresentação do Trabalho final Evento
42º Fazer a Festra - Híbrido - Apresentação do Trabalho final

29 de Junho - Quinta da Caverneira

17h30 - Tenda da Festa

Híbrido - Apresentação do Trabalho final

Laboratório de experimentação da marioneta/objecto

Entrada Livre

Brincar com a matéria. É o ponto de partida para esta proposta de trabalho. Brincar e construir marionetas a partir das matérias que acumulamos, os objectos, os materiais, as memórias, as vivências individuas. Cozinhar híbridos e colocá-los num espaço e numa narrativa que se desenvolve com o gesto. Vamos criar em conjunto, um fio condutor entre a construção e o acto performativo. Impor um carácter e uma densidade psicológica à marioneta durante a sua construção e reforçar ou contrariar esse mesmo carácter na manipulação. Este laboratório pretende ser um espaço de descoberta. As “tralhas” são a matéria perfeita para nos deixarmos guiar pela intuição e pela sugestão para que algo inesperado aconteça. Tirar partido das pequenas descobertas e aprender a aproveitar os pequenos acidentes e defeitos para transformá-los em algo belo e poético. Há coisas que são estereotipadas de feias ou inadequadas, mas se colocadas no tom certo, despem se de estereótipos e podem tornar-se em algo de extraordinário. É a poesia e a magia de querer fazer coisas sérias a brincar. E é neste contexto que vamos partilhar estes dias de laboratório.

Com Sandra Neves