Cultura CM Maia

12ª UIVO - Mostra de Ilustração da Maia

08 Dez a 26 Fev
Adicionar a calendário 2022-12-08 00:00:00 2023-02-26 00:00:00 Europe/Lisbon 12ª UIVO - Mostra de Ilustração da Maia Evento
12ª UIVO - Mostra de Ilustração da Maia

8 de dezembro a 26 de fevereiro

Inauguração a 7 de dezembro, 21h30

UIVO - 12ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA

"Expedições – Do Real e do Fantástico"

A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, promove, a 12ª edição da UIVO - Mostra de Ilustração da Maia, que estará patente nas Galerias do Fórum da Maia, entre 8 de dezembro e 26 de fevereiro. A inauguração está marcada para as 21h30, de 7 de dezembro.

A cada edição a UIVO revela a importância da ilustração no panorama artístico nacional, reunindo sempre um conjunto eclético de artistas e ilustradores com trabalho reconhecido na área, apresentando também novos autores.

O programa da Mostra é direcionado a públicos de todas as idades.

A UIVO compõe-se, na sua 12ª edição, de uma exposição dentro e fora de portas, na qual participam mais de 35 artistas e ilustradores nacionais e estrangeiros um programa de Serviço Educativo que integra ateliers de ilustração para crianças e famílias e um conjunto de oficinas desenhado para escolas do concelho, e a 5ª edição da UIVINHO - Mostra de Ilustração Infantil da Maia que apresenta os trabalhos resultantes do serviço educativo.

Sob o tema "Expedições - Do Real e do Fantástico", a proposta de curadoria de Cláudia Melo para esta nova edição, assenta na ideia das possibilidades do conhecimento do mundo através da ilustração nas suas diversificadas expressões e materializações. Natureza, ciência e seus necessários desvios misturam-se para que haja lugar à elucidação.

A exposição, composta por 3 núcleos - desenho, ilustração científica e ilustração conceptual propõe um diálogo entre diferentes temporalidades, formas de fazer e de pensar a ilustração.

Apresentam-se entrosamentos entre desenho e ilustração, condição rizoma. Toma-se a Natureza como referência e referente (entidade, real ou não, para a qual remete o signo). Instiga-se um olhar de novo.

No essencial misturam-se realidades para que esta possa efetivamente sobrevir no espaço entre umas e outras.

As múltiplas expedições pessoais e/ou coletivas, incorrem em diversos e inquietos caminhos – os da biologia, fauna, flora, corpo, paisagem, territórios, das lendas, da arqueologia e até da astronomia - com um propósito sempre comum, o do apelo à descoberta e compreensão do mundo através de representações realistas ou surrealizadas.

Artistas:

Abel Salazar, Adamastor, Ana Ventura, André Letria, Beatriz Bagulho, Bina Tangerina, Catarina França, Catarina Gomes, Cinara Saiónára, Cláudia Baeta, Cristina Espírito Santo, Daniel Moreira, Delfim Ruas, Dilar Pereira, Eva Evita, Francesco de Aguilar Milanese, Godmess, Jaime Proença Braz, João Lucas, João Simões, Jorge Abade, Lars Preisser, Luís Calçada, Luísa Passos, Mafalda Paiva, Marco Nunes Correia, Mariana Rio, Mi Mitrika, Mura, Natacha Costa Pereira, Pedro Lourenço, Pedro Salgado, Pedro Semeano, Ricardo Cruzes, Ruth Bañón, Sara Feio, Simon Prades, Susana Lemos, #evivaotrauma (Luísa Soeira e Ivo Bassanti), entre outros.

Exposição

A ILUSTRAÇÃO SAI À RUA

Ilustração em Espaço Público

Praça do Fórum da Maia

11 ilustrações de diferentes autores serão expostas na praça adjacente ao Fórum da Maia. Esta exposição permitirá uma aproximação à comunidade privilegiando o espaço público como meio de atuação e de comunicação.

UIVINHO 5 - Mostra de Ilustração Infantil

Fórum da Maia - Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

4 a 5 de fevereiro

Exposição com os trabalhos resultantes das oficinas de ilustração realizados com os alunos das escolas do concelho da Maia e das oficinas com famílias programadas para o Fórum da Maia.

Tema “Caderneta dos Extintos”

Visitável segundas-feiras das 18h00 às 23h00; de terça a sexta das 09h30 às 23h00; sábados das 09h30 às 22h30

Inaugura a 4 de fevereiro, às 17h00

Serviço Educativo

Conjunto de oficinas de ilustração e visitas guiadas para públicos diversificados. As ações do serviço educativo são concebidas e orientadas por Catarina Gomes e Eva Evita.

Oficinas

CADERNETA DOS EXTINTOS

Fauna dos Extintos / Flora dos Extintos

Nesta oficina serão “retratados” novos animais e plantas!

A caderneta dos extintos e dos que estão ainda por vir vai-se estender sem limites ao globo terrestre. Através do tato e do sentir, propõe-se fazer uma coleção de texturas e dar um rosto aos nossos animais e plantas. Juntos daremos expressão ao manifesto do planeta pela luta e sobrevivência das nossas espécies!

Cada sessão de trabalho é composta pela apresentação e contextualização da exposição UIVO 12, criando relações entre o tema “do Real e do Fantástico”, os artistas, a expressão e o que se pretende dos nossos pequenos ilustradores nestas atividades.

Como resultado, uma exposição destes artistas e das suas espécies!

Oficinas para Escolas

Fórum da Maia

09 JAN. // 10 JAN. // 13 JAN. // 16 JAN. // 17 JAN.

10h00 >> 12h00 // 14h00 >> 16h00

Oficinas para Famílias

Fórum da Maia

18 DEZ. // 07 JAN. // 22 JAN.

10h00 >> 12h00

Visitas Guiadas

Visitas para escolas

13 FEV.

14h30 >> 15h30

16h00 >> 17h00

Visitas para público em geral

12 FEV.

10h00 >> 11h00

11h30 >> 12h30

Inscrições

As atividades do serviço educativo são gratuitas, mediante inscrição para o email infocultura@cm-maia.pt, sujeitas a número mínimo e máximo de participantes.

FICHA TÉCNICA

Câmara Municipal da Maia

Pelouro da Cultura

Coordenação Geral