Ambiente Maia

Município da Maia distinguido com o galardão ECO XXI, pela décima terceira vez consecutiva, pela implementação de boas prática de sustentabilidade

28 Outubro 2019

O Município da Maia foi premiado com o galardão ECOXXI 2018/2019, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, pelo décimo terceiro ano consecutivo, como reconhecimento do empenho da Autarquia no desenvolvimento de ações conducentes a um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação para a sustentabilidade e na defesa e proteção da qualidade ambiental.

O prémio “ECOXXI” pretende reconhecer todos os Municípios que se destacaram pelas boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível municipal.

Inspirado nos princípios da Agenda 21 Local, o “ECOXXI” avalia a sustentabilidade dos Municípios através de um conjunto de 21 indicadores que visam a caracterização de diversos setores municipais, nomeadamente ao nível da Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Ar, Ordenamento do Território, Agricultura e Turismo.

Foi no ano de 2006, que os Municípios receberam, pela primeira vez, o convite de se candidatar ao galardão ECOXXI, através de um exercício de avaliação do seu desempenho, concretizado na comunicação das ações conducentes ao desenvolvimento sustentável, plasmadas, na altura, em vinte e três indicadores, representativos de cada uma das áreas de atuação municipal.

A proposta efetuada, foi desde logo encarada pelo Município da Maia como um desafio irrecusável, que tem vindo a colocar a sustentabilidade no centro da sua estratégia de desenvolvimento.

De facto, as prioridades autárquicas que definem a gestão da cidade, são norteadas pela conceção e implementação de estratégias que têm o desenvolvimento sustentável do Município como pedra de toque, para que o legado geracional seja menos oneroso e, se possível, mais vantajoso para os maiatos.

Desde o primeiro ano que acedemos ao convite endereçado pela ABAE, temos vindo a participar, sucessivamente, no Programa ECOXXI, deixando transparecer um trabalho, desenvolvido em equipa e de uma forma comprometida, ao nível de toda a Câmara Municipal, Empresas Municipais e Serviços Municipalizados, revestindo assim uma relevância significativa ao nível do desempenho do Município, em cada área de atuação.

O Galardão ECOXXI é assim, hoje, um referencial nacional no domínio do desenvolvimento sustentável e um desafio irrecusável por parte das Autarquias que colocam a sustentabilidade no centro das suas estratégias de desenvolvimento.

O Município da Maia, que utiliza esta excelente ferramenta de monitorização, que permite avaliar a estratégia de desenvolvimento do Concelho, superou, este ano, os objetivos propostos para a própria candidatura através do excelente resultado de 73,5%.

Este resultado reflete o trabalho desenvolvido, em equipa, pelos diversos serviços da Autarquia e o valioso contributo que os técnicos têm dado a este projeto, com grande dedicação e esforço.

A cerimónia de entrega do galardão ECOXXI, decorreu, este ano, no passado dia 25 de outubro, no Concelho da Lousã, no sentido de distinguir os Municípios que se propuseram a este exercício de análise e reflexão, em prol de um desenvolvimento mais sustentável.

As fotografias da Cerimónia já se encontram disponíveis na Página do ECOXXI e Redes Sociais