Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA APRESENTA PROJETO NA ÁREA DOS RESÍDUOS NO I SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE DO EIXO ATLÂNTICO

05 Novembro 2017

A apresentação foi efetuada pela Maiambiente - Empresa Municipal de Ambiente, EM.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, constitui uma Associação transfronteiriça integrada pelas principais cidades da Galiza e da região norte de Portugal, promovendo a coesão económica, social e cultural, nomeadamente, mediante a estruturação de um território comum.

No passado dia 7 de junho, o Eixo Atlântico, promoveu, nas instalações da Gaiurb, em Vila Nova de Gaia, o I Seminário de Intercâmbio de experiências no âmbito da Sustentabilidade, entre os municípios que compõem esta associação transfronteiriça de municípios.

O Município da Maia, que integra esta associação, efetuou, no painel dedicado aos resíduos, uma apresentação, do sistema de recolha seletiva porta-a-porta, no Concelho da Maia, intitulada "Ecoponto em casa - Maiambiente", apresentação essa que foi levada a cabo pelo Diretor Geral da Maiambiente, EM, Engº Carlos Mendes.

A apresentação incidiu sobre a implementação do serviço de recolha selectiva porta-a-porta de resíduos sólidos urbanos na totalidade do Concelho da Maia, principais resultados obtidos, com destaque para os aumentos relevantes nas quantidades de resíduos enviados para reciclagem.

O Município da Maia conseguiu assim, desmistificar a implementação da recolha seletiva porta-a-porta, como um sistema que não tem de ser necessariamente dispendioso e que a informação é essencial na hora de tomar decisões.

O Concelho da Maia, fruto da gestão estratégica na área dos resíduos, em 2015, tinha já ultrapassado as metas propostas pela Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, para o horizonte de 2020, tanto na retoma de recolha seletiva como na preparação para reutilização e reciclagem.