Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA APRESENTA A ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO DA CANDIDATURA AO GALARDÃO ECOXXI NA SESSÃO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA - SINTRA 29 DE MARÇO 2022

11 Abril 2022

O Programa ECOXXI pretende, anualmente, identificar, reconhecer e galardoar os municípios com boas práticas de sustentabilidade e com políticas e ações em torno de 21 indicadores e mais 65 subindicadores, motivando, desta forma, os municípios e cidadãos para a importância do seu envolvimento no processo de transição para uma sociedade mais responsável e sustentável.

O Município da Maia, que participa no Programa ECOXXI desde o ano de 2005, tendo obtido o Galardão ECOXXI em todas as edições do Programa, pelo reconhecimento a nível nacional das boas práticas de promoção do desenvolvimento sustentável do território, foi convidado a efetuar a apresentação das "Estratégias de Preparação da Candidatura", que decorreu no passado dia 29 de março, na sessão de lançamento da atual edição do Programa, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

O Programa realiza a identificação e atualização de objetivos-alvo concretizados através de múltiplas metas subjacentes aos critérios dos diversos indicadores. Pretende avaliar o desempenho, mas também o caminho a percorrer no trabalho de construção da sustentabilidade. As metas estabelecidas são revistas anualmente e baseiam-se, de uma forma geral, na legislação nacional e comunitária, ou na existência de convenções e protocolos internacionais, objeto de ratificação pelo Estado Português. Neste perspetiva, o ECOXXI apresenta-se como uma ferramenta útil à gestão municipal, ao contribuir para a monitorização e aferição de ações e políticas em diversas áreas da sustentabilidade.

A participação no Programa é voluntária, cabendo a cada município a decisão da apresentação da sua candidatura.