Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA ADERIU AO COMPROMISSO PELA BICICLETA

05 Novembro 2017

A adesão insere-se na estratégia municipal de promoção de uma Mobilidade Sustentável no Município.

O Município da Maia aderiu ao Compromisso pela Bicicleta com o lema: Mais Bicicletas, Melhores Cidades, Sociedade e Economia mais Saudáveis, lançado, em 2016, pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro (acessível em http://compromissopelabicicleta.web.ua.pt/).

O objetivo do compromisso é colocar na agenda pública o tema da bicicleta, visando, entre outros objetivos, aumentar em 10% a quota modal da bicicleta (atualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola); reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual (neste momento constituem 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola, Censos 2011), sobretudo as de curta distância e duração; estimular estilos de vida saudáveis e combater a obesidade; bem como qualificar e humanizar o espaço público das cidades e vilas.

A autarquia aceitou o desafio que lhe foi colocado, que pretende estimular as diferentes organizações participantes a promover o uso regular da bicicleta junto dos seus trabalhadores, clientes, visitantes, associados ou do público em geral, uma vez que se coaduna com os objetivos estratégicos ao nível da mobilidade sustentável que têm vindo a ser desenvolvidos pelo município.

Neste sentido, e em cumprimento do objetivo estratégico, do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia, de promoção da mobilidade sustentada, fomentando a utilização de modos de transporte mais ecológicos para as deslocações, tais como a bicicleta e os transportes públicos, estão em desenvolvimento projetos em prol da promoção dos modos suaves de deslocação (pedonal e ciclável), que poderão ser a base para uma inversão do atual paradigma dos padrões de mobilidade.