Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA ADERE À ROTA DOS 20 - ROTA DAS ECO-ESCOLAS

05 Novembro 2017

A iniciativa, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) pretende promover uma Mobilidade Sustentável em contexto escolar.

Através da atividade em referência, a ABAE pretendeu associar a comemoração dos 20 anos de implementação do programa Eco-Escolas, apelando a estilo de vida mais sustentáveis, à reedição da atividade “Rota das Eco-Escolas”, implementada pela primeira vez no ano anterior, no sentido de promover a mobilidade sustentável, e na participação das crianças e jovens na procura e proposta de soluções, cujo desenvolvimento alcançou níveis muito satisfatórios no seio das Eco-Escolas do Município.

- Os objetivos da atividade mantiveram a essência da edição anterior:

- Promover a mobilidade sustentável

- Intervir na comunidade local identificando problemas e propondo soluções

- Pôr em contacto as Eco-Escolas do Concelho

- Envolver os municípios na articulação da rede Eco-Escolas do seu Concelho

O Município da Maia concretizou a iniciativa no passado dia 12 de maio, da parte da tarde, pretendendo-se, essencialmente, alertar a comunidade para uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento de alunos e professores, das Eco-Escolas do Município participantes (Colégio Novo da Maia, Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, Escola E.B. 2,3 da Maia e Escola Secundária da Maia), na concretização da “Rota dos 20 | Rota das Eco-Escolas”, que consistiu num percurso que liga as Eco-Escolas, e que foi planeado, em conjunto, pelas Escolas participantes e por técnicos municipais.

A Rota foi concretizada de forma sustentável – a pé, iniciando-se na Escola mais distante da sede do Município, terminando na que se encontra mais perto, em direção aos Paços do Concelho.

Durante o percurso, estava prevista a passagem de um testemunho entre as Eco-Escolas, que consiste numa bandeira e um pergaminho, onde íam sendo anotadas diversas sugestões para a promoção da mobilidade sustentável na área da Escola.

O testemunho foi entregue, no final do percurso, pelos emissários das Escolas, aos representantes do Município, num ato simbólico, que decorreu nos Paços do Concelho, pelas 16.30 horas, e onde foram também largados balões biodegradáveis, oferecidos pelo Município da Maia, aos alunos participantes.

As sugestões apresentadas, pelos alunos que participaram no evento, no sentido da promoção de uma Mobilidade Sustentável, foram as seguintes:

Escola Básica e Secundária do Levante:

- Melhoria da mobilidade em torno da Escola;

- Construção de uma ciclovia da nossa Escola ao centro da Maia;

- Melhorar/cuidar/limpar os percursos pedonais;

- Organizar um sistema de boleias entre pais e/ou professores e/ou funcionários;

- Divulgar e informar. a escola sobre um estilo de vida mais sustentável;

- Aumento/melhoria dos autocarros;

- Melhorar as infraestruturas das paragens para as tornar mais adequadas e seguras;

- Facilidade na circulação e atravessamento;

- Acalmia do tráfego;

- Trânsito condicionado em alguns locais

Escola E.B. 2,3 da Maia:
- Suprimir o trânsito automóvel na Avenida Luís de Camões (exceto o acesso ao Centro de Saúde por ambulâncias e por pessoas com problemas de mobilidade) e fazer dela um passeio pedonal, alarganedo o parque de estacionamento existente no fundo da Avenida Luís de Camões;

- Criar ciclovias na Avenida D. Manuel II, na Rua Simão Bolívar, na rua padre António, na Avenida Altino Coelho e na Avenida Luís de Camões, de forma a que os alunos possam aceder com facilidade à escola, de bicicleta;

- Equipar o centro da cidade e outras zonas mais limítrofes com bicicletas de utilização gratuita ou com aluguer simbólico, de modo a incentivar a deslocação de alunos para a Escola por este meio;

- Aumentar a frequência da passagem de autocarros (por ex. de 10 em 10 minutos)

Colégio Novo da Maia:
- Criação de uma faixa de rodagem dedicada á partilha de boleia;
- Construção de uma ciclovia nas vias de acesso ao Colégio;
- Lugares de estacionamento dedicados ao carsharing;
- "Carpooling" - dê boleia a esta ideia;
- Uma mãe.... quatro alunos!;
- Um pai..... quatro alunos!;
- Primeiro caminhar....última opção conduzir!

Este ano foram ainda lançadas duas novidades:

Livro das Escolas – destinado às mensagens sobre o que significa ser uma Eco-Escola.

Livro dos Municípios – destinado a recolher ideias, sugestões e mensagens que técnicos e decisores do Município tiveram por convenientes, sobre Eco-Escolas e sustentabilidade.