Ambiente Maia

MAIAMBIENTE, E.M. RECEBE SELO DE 'QUALIDADE DO SERVIÇO DE GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS'

05 Novembro 2017

O selo de qualidade foi atribuído a catorze entidades, na área da gestão de resíduos.
São catorze as entidades gestoras de resíduos urbanos que irão receber o selo de “Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos”, atribuído pela primeira vez este ano. A cerimónia de entrega realiza-se no próximo dia 23 de Abril, em Lisboa, no âmbito da 9ª edição do Fórum Nacional de Resíduos.

Esta iniciativa insere-se na entrega anual dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos, que são atribuídos desde 2007, na sequência da parceria estabelecida entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR, então IRAR) e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Para conquistarem o selo, as entidades gestoras de gestão de resíduos urbanos têm de assegurar o cumprimento, no último ano de avaliação regulatória, de um conjunto de critérios, previstos no regulamento publicado no site da ERSAR: 100 por cento de avaliação dos indicadores aplicáveis; 100 por cento de avaliação satisfatória dos indicadores de qualidade de serviço aplicáveis relativos à adequação da interface com o consumidor e à sustentabilidade ambiental; = 80 por cento de avaliação satisfatória da totalidade de indicadores de qualidade de serviço aplicáveis.

Assegurados estes requisitos, as entidades gestoras que merecem o selo de “Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos” nesta edição são as seguintes, (por ordem alfabética):

Câmara Municipal de Alcanena
Câmara Municipal de Caminha
Câmara Municipal de Lousada
Câmara Municipal de Mafra
Câmara Municipal de Moita
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de São Brás de Alportel
EAmb - Esposende Ambiente, E.E.M.
EMAC - Empresa de Ambiente de Cascais, E.M.
EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, E.M.
LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
Maiambiente, E.M.
Tavira Verde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M.

Às entidades gestoras a quem for atribuído um selo de qualidade do serviço será entregue um certificado e o direito de usar a imagem do selo no âmbito da sua imagem institucional.

Conheça aqui os nomeados para Prémio de Qualidade de Serviço na Gestão de Resíduos. A minimização da deposição de resíduos em aterro foi o tema livre escolhido para esta edição dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos e três entidades gestoras estão nomeadas.

in AmbienteOnline.pt