Ambiente Maia

MAIA campeã da certificação 'Coração Verde'

MAIA campeã da certificação "Coração Verde"
logo_GERA__O_
11 Fevereiro 2018

Realiza-se nos próximos dias 15 e 22 de fevereiro a entrega dos Certificados “Coração Verde” atribuídos a mais seis estabelecimentos de ensino do Município da Maia, no âmbito do Projeto “Lipor Geração+”.

A Escola EB1 do Castêlo da Maia, a Escola Secundária do Castêlo da Maia e a Escola EB1/JI D. Manuel II recebem os certificados pela primeira vez, enquanto que o Jardim de Infância da Campa do Preto, a Escola EB1 de Porto Bom e a Escola EB1 de Frejufe renovam a certificação.

O certificado “Coração Verde” é atribuído no âmbito do projeto “Lipor Geração+”, uma oferta educativa que promove o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, capazes de alimentar o crescimento e a consolidação de processos ambientalmente responsáveis.

Tendo por base da sua intervenção a otimização dos processos ambientais da instituição, o “Geração+” atua no desenvolvimento de práticas promotoras de uma gestão de resíduos equilibrada e que vá de encontro à hierarquia de gestão de resíduos, abordando posteriormente a temática da compostagem, agricultura biológica, da água, da energia, do consumo sustentável, da mobilidade e da gestão de espaços verdes. Em cada uma das áreas de intervenção, são realizadas ações concretas no terreno.

Esta iniciativa permite ganhos económicos concretos para as instituições intervencionadas, uma vez que por via das otimizações desenvolvidas alocam menos recursos à gestão de resíduos, reduzem as suas faturas energéticas e de água e garantem uma gestão otimizada dos espaços institucionais.

Desde a implementação do “Geração+” em 2014, foram desenvolvidas 3.752 ações de intervenção direta nas instituições, em que participaram 84.997 cidadãos. Sendo a Certificação uma das etapas desta iniciativa, até à data foram certificadas, nos oito municípios que integram a Lipor, 67 instituições, 20 das quais localizadas no Concelho da Maia.