Ambiente Maia

Certificados “Coração Verde” renovados na Maia

28 Outubro 2019

No âmbito do projeto “Lipor Geração +”, foram entregues, no passado dia 17 de outubro, as renovações dos Certificados “Coração Verde” atribuídos a seis instituições educativas do concelho da Maia.

Coração Verde

Marta Peneda, vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Maia e membro do Conselho de Administração da Lipor, fez a entrega dos diplomas nas instalações do Jardim de Infância dos Moutidos, da Escola Básica de Corim, do Infantário Monfortinhos de Real, da Eb1 da Cidade Jardim, da Eb1 Monte das Cruzes e da Escola Secundária do Levante da Maia.

O concelho da Maia continua com um excelente desempenho, contando com 38 instituições inscritas no projeto e 27 certificadas, das quais 14 com certificação renovada e uma com a segunda renovação. No que respeita aos Agrupamentos Escolares, cinco estão certificados (Agrupamento de Escolas do Castêlo, Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, Agrupamento de Escolas da Maia, Agrupamento de Escolas do Levante e Agrupamento de Escolas de Águas Santas), sendo que os Agrupamentos do Castêlo e do Levante estão completamente certificados.

O certificado “Coração Verde” é atribuído no âmbito do projeto “Lipor Geração+”, uma oferta educativa que promove o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, capazes de alimentar o crescimento e a consolidação de processos ambientalmente responsáveis.

Tendo por base da sua intervenção a otimização dos processos ambientais da instituição, o “Geração+” atua no desenvolvimento de práticas promotoras de uma gestão de resíduos equilibrada e que vá de encontro à hierarquia de gestão de resíduos, abordando posteriormente a temática da compostagem, agricultura biológica, da água, da energia, do consumo sustentável, da mobilidade e da gestão de espaços verdes. Em cada uma das áreas de intervenção, são realizadas ações concretas no terreno.

Esta iniciativa permite ganhos económicos concretos para as instituições intervencionadas, uma vez que por via das otimizações desenvolvidas alocam menos recursos à gestão de resíduos, reduzem as suas faturas energéticas e de água e garantem uma gestão otimizada dos espaços institucionais.