Ambiente Maia

CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA IMPLEMENTA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O BEM-ESTAR ANIMAL NO CONCELHO

05 Novembro 2017

A Campanha incide sobre várias componentes na área da promoção do bem-estar animal.

O Município da Maia encontra-se a implementar uma Campanha de Sensibilização para o Bem-estar Animal no Município, que tem como principal objetivo promover a proteção dos animais, o respeito pelas suas necessidades e direitos fundamentais, bem como informar sobre o dever ético de os proteger, nomeadamente através da adoção.

Esta Campanha faz parte integrante da “Estratégia Municipal para a Proteção de Animais de Companhia”, que preconiza a adoção de medidas estruturais e ao nível da comunicação, informação e sensibilização, que contribuam para a responsabilização individual e prevenção dos maus tratos e abandono dos animais.

As principais temáticas a abordar no âmbito da Campanha desenhada são as seguintes:

- Problemática do abandono dos animais de companhia

- Maus tratos

- Adoção

- Recolha de dejetos caninos

As principais já empreendidas neste âmbito traduziram-se num enorme sucesso, nomeadamente as feiras de adoção concretizadas desde o início da implementação da Campanha ((30 de abril, 21 de maio e 9 de julho) e que dão continuidade a todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na promoção da adoção dos animais resgatados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia (CROACM). Consulte aqui os resultados das Feiras de Adoção promovidas.

O concurso de fotografia "Amigos para Sempre", cujas fotos estão disponíveis na página do facebook do CROACM, a partir de 8 de agosto, tem envolvido vários munícipes na partilha de momentos de ternura e carinho com os seus animais de companhia.

Está ainda a decorrer a 1ª fase da Campanha contra o abandono e os maus tratos, através da disseminação de uma imagem impactante, associada a uma mensagem que apela às emoções, valores, princípios e responsabilidade ética dos detentores de animais de companhia, de modo a contrariar a tendência para o abandono, em especial nesta época de férias.

As restantes componentes da Campanha serão implementadas, de acordo com o cronograma definido, até ao final do presente ano.