Ambiente Maia

CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA ENTREGA PRÉMIOS AOS VENCEDORES DO CONCURSO CLIMART, NA SALA D. PEDRO IV DOS PAÇOS DO CONCELHO

28 Junho 2019

A cerimónia decorreu no dia 28 de junho, pelas 10.00 H, na presença da Senhora Vereadora do Pelouro de Ambiente, Drª Marta Peneda, que entregou os prémios aos vencedores do concurso, que se fizeram acompanhar pelos pais e professores que acompanharam a elaboração dos trabalhos.
Lançado no âmbito da operação financiada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR, relativa a ações de comunicação, divulgação e sensibilização sobre os riscos associados às alterações climáticas, o “ClimArt” foi direcionado, aos alunos do Ensino do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Concelho, convidando-os a registar imagens que correspondessem a situações associadas aos riscos e vulnerabilidades do território do Concelho da Maia, às Alterações Climáticas.
Pretendeu-se assim envolver os alunos na Campanha de Sensibilização para a prevenção das Alterações Climáticas, desafiando-os a apresentar fotografias, pinturas, desenhos ou montagens que correspondessem aos riscos climáticos do território da Maia.
Na expectativa de que estas imagens constituíssem um forte elemento sensibilizador da população, foi estabelecida uma parceria interna com a Empresa Municipal de Ambiente, para que as imagens vencedoras do concurso possam circular, em todo o Concelho, nos veículos de recolha de resíduos, fazendo com que as imagens ganhem uma dimensão que terá um efeito inevitavelmente impactante nos cidadãos.
As imagens rececionadas foram alvo de uma avaliação prévia, tendo em conta o enquadramento no tema proposto, bem como os restantes parâmetros de avaliação, previstos no regulamento do concurso:
- Impacto visual;
- Qualidade, excelência técnica e coerência do registo fotográfico e/ou imagem apresentada;
- A adequabilidade do trabalho ao objetivo definido no regulamento (situações associadas aos riscos e vulnerabilidades do território do Concelho da Maia, às Alterações Climáticas).
O apuramento dos vencedores foi efetuado, através de votação online na página do facebook da Campanha “A Maia pelo Clima” (https://www.facebook.com/pg/amaiapeloclima/posts/?ref=page_internal ) tendo ficado classificados pelo seguinte modo:

1º lugar:
CONCORRENTE: GONÇALO MONTEIRO BAILÃO GONÇALVES TEIXEIRA
Idade: 13 anos
Estabelecimento de Ensino: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia
Tema: “Aquecimento Global”

2º lugar:
CONCORRENTE: GABRIEL DIAS FERNANDES E MENDONÇA REMELHE
Idade: 12 anos
Estabelecimento de Ensino: Colégio Novo da Maia
Tema: “A seca nas nossas mãos”
3º lugar: