Ambiente Maia

CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA COMEMORA O DIA DO ANIMAL COM FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS DE COMPANHIA

05 Novembro 2017

Esta campanha pretende transmitir a mensagem da defesa do bem-estar animal a todos os cidadãos, fomentado um espírito de cidadania ativa na população maiata.
Sob o mote "Adote um animal….Ganhe um amigo!", o Município da Maia delineou uma campanha de adoção de animais, desdobrada em três ações, com o objetivo de promover a adoção dos animais do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia (CROACM).

A primeira ação inserida na Campanha decorreu já no passado dia 4 de outubro, Dia do Animal, no centro da cidade da Maia, tendo juntado centenas de pessoas, que não ficaram indiferentes aos animais que foram expostos.

No total, foram adotados 10 animais, entre cães e gatos, que passaram a ter um novo lar e donos que se comprometeram a cuidar deles, superando o principal desafio do evento, e transformando, ao mesmo tempo esta ação num verdadeiro sucesso!

A iniciativa, que tinha por principal objetivo arranjar um novo lar para os animais abandonados no CROACM, procurou, ao mesmo tempo, sensibilizar a população contra o abandono e promover a mudança de hábitos e atitudes nos cidadãos sobre os cuidados que devem ter com os seus animais de companhia.

Assim, foram prestados esclarecimentos a todos os interessados, sobre a adoção dos animais disponíveis, e em concreto sobre as particularidades e necessidades dos animais, bem como a correção de alguns comportamentos indesejados, praticados muitas vezes por desconhecimento ou desinformação da população. Aos donos dos animais adotados foi ainda oferecido o boletim sanitário do animal, bem com a aplicação de microchip de identificação e vacinação antirrábica.

Quem não pode comparecer nesta ação, poderá participar nas iniciativas previstas, para o próximo dia 8 de novembro, que decorrerá no Parque de Avioso - S. Pedro, das 14 H às 16 H e ainda no dia 13 de dezembro, no jardim da Granja, Freguesia de Águas Santas, no mesmo horário. Os interessados apenas deverão dirigir-se ao local, munidos de identificação, e comprovativo de morada, para adotarem o animal pretendido.

Estes resultados, encheram de orgulho os responsáveis pela implementação da Campanha de Adoção de Animais no Município da Maia, que ficaram satisfeitos com o carinho e a preocupação da população para com os animais, continuando, deste modo, o Município a desenvolver iniciativas semelhantes, neste âmbito.