Ambiente Maia

ÁREA METROPOLITANA DO PORTO LANÇA PLATAFORMA ONLINE NA ÁREA DOS TRANSPORTES

05 Novembro 2017

Esta ferramenta permite planear, em tempo real, as viagens no território da Área Metropolitana do Porto.
A Área Metropolitana do Porto procedeu, no dia 27 de outubro de 2014, à apresentação e lançamento da plataforma online mobilidade.amp, criada com o objetivo de facilitar o acesso à nformação de rede de transportes metropolitanos.

O mobilidade.amp é uma ferramenta online gratuita que oferece interação, em tempo real, sobre os transportes coletivos disponíveis nos 17 municípios que compõem a área Metropolitana do Porto.

Permite saber os horários, as ligações e os melhores percursos, tudo em tempo real e de uma maneira rápida, cómoda e eficaz.

O mobilidade.amp está disponível a partir do site da AMP (www.amp.pt) ou no endereço http://mobilidade.amp.pt/pt/

Deste modo, qualquer utilizador pode aceder ao serviço e beneficiar das vantagens desta ferramenta através do acesso à internet.

As vantagens desta ferramenta são inúmeras:

- Conhecer toda a informação sobre os percursos dos transportes coletivos na AMP e de forma gratuita.

- Permitir o cruzamento da informação dos vários operadores e escolher a rota mais conveniente. Articular diferentes modos de transporte, desde o autocarro, o metro e o comboio.

- Beneficiar de informações atualizadas sobre as próximas partidas, com origem no local onde se encontra (ou através de outra localização que indique), tempos de espera associados e localização das paragens e principais pontos de interesse que estão ao seu alcance.

A ferramenta também permite construir, em tempo real, rotas e planear viagens através da descrição de pontos de passagem definidos pelo utilizador e que, interligados, originam uma rota à sua escolha.

O mobilidade.amp privilegia, sobretudo duas importantes valências: a informação da população acerca dos melhores trajetos em transporte coletivo, de forma a facilmente chegar a cada ponto da AMP e a promoção da utilização do transporte coletivo como opção de sustentabilidade e de valorização ambiental.

Este projeto resultou do esforço conjunto da AMP, dos municípios que a compõem, da Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto e dos operadores de transportes, com o apoio técnico da OPT – Otimização e Planeamento de Transportes, SA