SMEAS apelam a comunicação de leitura de água

19 Maio 2020

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Maia (SMEAS) apelam aos consumidores para que façam e comuniquem a leitura de água.

As medidas de contenção da pandemia levaram a que a leitura domiciliária fosse suspensa, pelo que a fatura mensal, exceto para os consumidores que já estão abrangidos pela teleleitura, tem sido feita com base em estimativas. Para que tal não aconteça, os consumidores devem fazer a leitura do contador e comunicá-la aos serviços através do telefone gratuito 800 210 001, ou aceder ao balcão digital em https://portal.smeas-maia.pt

A comunicação da leitura deverá ser feita nos dias que estão assinalados na sua fatura da água, onde é também possível verificar se a contagem já se faz por teleleitura.

A comunicação da leitura dos contadores é fundamental para que a fatura mensal não seja emitida com base em estimativas, mas sim em consumos reais.

Recorde-se que a Câmara Municipal da Maia decidiu um desconto de 40 por cento na fatura da água, saneamento e resíduos sólidos aos consumidores domésticos que algum dos elementos do seu agregado familiar tenha comprovadamente visto os seus rendimentos diminuídos em 30%, bem como alargar a todos os consumidores domésticos o primeiro escalão de 5m3 para 10 m3 e considerar o restante consumo como sendo de 2º escalão nas faturas referentes aos consumos de março, abril e maio.