Reabertura dos Mercados e Feiras 2.ª fase

29 Maio 2020

O Mercado de Castêlo da Maia, o Mercado de Pedrouços e a Feira da Maia, reabriram a sua 1.ª fase no passado dia 25 de maio, mas apenas para a comercialização de produtos frescos, nomeadamente: frutas, legumes, padaria, talhos, peixaria e, ainda, com a venda de flores.

Nesta 2.ª fase de desconfinamento, os mercados e feiras do concelho voltaram a acolher vendedores e clientes, no compromisso das medidas de prevenção impostas pela Direção-Geral da saúde.

Face à verificada colaboração e sentido de responsabilidade dos vendedores e clientes, que cumpriram escrupulosamente com todas as medidas de segurança previstas no Plano de Contingência, a reabertura aos restantes sectores de atividade afigura-se possível já a partir do dia 1 de junho. O objetivo da promoção e salvaguarda da saúde pública parece suficientemente assegurado.

O uso obrigatório de máscara, o distanciamento social e a desinfeção frequente das mãos são medidas do plano de contingência que vão naturalmente continuar a ser de cumprimento obrigatório em todos os Mercados e Feira, assim como o controlo de afluência de entradas e saídas dos recintos, o uso de luvas por parte dos vendedores e a disponibilização antisséptica e luvas para os clientes.

Os mercados e feiras municipais, com as regras acima definidas, irão retomar a sua atividade com todos os operadores, nos dias e horários habituais a saber: Mercado do Castêlo da Maia às 2.ª feiras, O Mercado de Pedrouços às 3.ª feiras e a feira da Maia aos sábados.

Se é feirante/comerciante ou cliente/consumidor

Plano de Contingência