Plataformas digitais para apoiar as empresas no regresso à atividade

12 Maio 2020

Numa altura em que todo o país se prepara para uma abertura gradual da economia, a nível municipal é também de destacar a criação de uma plataforma online, a Maia Online, que pretende promover a economia local. Esta plataforma digital, promovida pela a Associação Empresarial da Maia (AEMAIA), com o apoio da Câmara Municipal da Maia, é principalmente dirigida ao pequeno comércio, pretendendo-se alojar todos os negócios, como lojas ou prestadores de serviços, localizados no concelho.

Nesta plataforma digital estarão divulgadas as empresas aderentes, proporcionando dessa forma o aumento da visibilidade do seu negócio, bem como os destaques que as mesmas pretendam conceder aos seus produtos ou serviços e a informação sobre os seus contactos. Além disso, as empresas estarão indexadas por ramos de atividade e categorias de produtos ou serviços, de forma a centralizar a informação num único local e assim facilitar a busca por parte dos utilizadores.
O pedido de adesão a esta plataforma pode ser feito em www.maiaonline.pt

No contexto específico da COVID-19, as empresas e os estabelecimentos e os cidadãos têm ainda ao seu dispor a “#Open4Business”, uma outra plataforma digital que contém informação sobre quais os estabelecimentos e empresas que estão abertos por área de residência, e quais os horários praticados, evitando aos cidadãos deslocações dispensáveis ou a uma maior distância do que aquela que seria necessária. Esta é uma iniciativa da VOST Portugal e da Secretaria de Estado da Transição Digital, no âmbito do Gabinete de Resposta Digital à Covid-19, e ficará disponível online até assim se justificar.
Para fazer parte deste diretório, basta preencher o formulário disponível em https://open4biz.vost.pt/auth/signup