Município da Maia atribuiu subsídios às coletividades desportivas

21 Fevereiro 2024

O Município da Maia atribuiu subsídios a 53 coletividades desportivas, associações com atividades de inclusão e atletas individuais do Concelho, tendo em vista o apoio aos seus projetos desportivos para a época 2023/2024, num investimento de 1 263 549,44 €. A assinatura dos contratos-programa aconteceu esta semana.

Reconhecendo a Câmara Municipal, as dificuldades por que passa o Associativismo Desportivo, o tempo despendido pelos agentes locais em prol do fomento desportivo, e que este empenho é benéfico para o desenvolvimento local, foram desencadeados mecanismos de apoio às coletividades, associações desportivas e atletas individuais do Concelho, respeitando alguns princípios nucleares, dos quais se salienta, como mais importante, o de que os equipamentos e infraestruturas desportivas devem estar vocacionados para a formação do praticante, elemento básico da rede de infraestruturas da comunidade.

Assim sendo, e sabendo que o Concelho da Maia, de há um tempo a esta parte, tem beneficiado de uma elevada projeção nacional e internacional, fruto, entre muitas outras razões, do desempenho meritório das diferentes associações desportivas, os quais, numa prova de invulgar ecletismo, têm arrebatado conquistas significativas, estabeleceu-se, no contexto de uma política de desenvolvimento desportivo, um quadro de cooperação técnica, material, estrutural e financeira entre esta Câmara Municipal e as entidades públicas e privadas com atribuições no âmbito do Desporto.

Consciente da importância de ter equipas competitivas, a nível nacional e internacional, não apenas pelas razões meramente desportivas, mas também por razões económicas, sociais e de promoção do Município da Maia nesta vertente, os parcos recursos que os agentes desportivos conseguem arrecadar são escassos para gerir o normal quotidiano da vida das associações, a autarquia reconhece que é vital para a sua sobrevivência o apoio municipal.

Também, e paralelamente, sabe da importância que estes projetos têm para o reconhecimento interno e externo, projetando o nome da Maia além-fronteiras, sendo por isso, urgente apoiar estes projetos para que eles se robusteçam cada vez mais.

Nesta perspetiva, a Câmara Municipal da Maia considera que uma das formas de potenciar o crescimento destes projetos é apoiar os agentes desportivos, no aspeto financeiro e material, dando-lhes o necessário suporte em complemento aos restantes patrocínios que possam conseguir, e no aspeto logístico, disponibilizando o uso do parque desportivo municipal para o desenvolvimento das suas atividades, regulares e pontuais, realizadas durante este ano desportivo.

Assim, à luz do Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo e Projetos Desportivos da Maia (RAMAPDM) vigente, pretende apoiar as entidades que solicitaram apoio financeiro, estrutural e material para o ano desportivo 2023-2024, agora em curso, com a maior parte das atividades desportivas federadas já em competição, mas com enormes problemas de gestão.

Do valor total, l.259.999,99€ destina-se a projetos de pessoas coletivas e 3.549,45 a projetos de atletas individuais. Os montantes vão ser liquidados por conta da rubrica própria constante no Orçamento do Município para o corrente ano de 2024, verificando-se o seu pagamento ao longo da época desportiva.