Maia vive a SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

16-22 SETEMBRO 2018
Combina e move-te!

600x800_SEM
A Europa celebra anualmente o seu maior evento relacionado com os transportes urbanos sustentáveis, de 16 a 22 de setembro.
Focando-se essencialmente no tema «Combina e Move-te», a edição deste ano pretende promover soluções de intermodalidade, realçando os benefícios da utilização combinada sobretudo dos modos suaves e do transporte público coletivo.
A "multimodalidade" no sector dos transportes, ou "transporte multimodal", que se aplica tanto ao transporte de passageiros como ao transporte de mercadoria, significa recorrer a diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade, etc. e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens), ajudando a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos.
A nossa comunidade, ciente da necessidade de contribuir para um futuro de confiança, é sensível às possibilidades de mobilidade sustentável. Por essa razão, compreende o significado de termos na cidade um dia sem carros, envolvendo-se proactivamente no compromisso cívico de promover os modos suaves e uma mobilidade combinada. Nesse dia, os peões e ciclistas terão a primazia e o aplauso dos automobilistas que ao aceitarem com serenidade os constrangimentos à circulação, serão também parceiros dignos do aplauso unânime da comunidade. A Maia associou-se a esta iniciativa promovendo, durante a semana, atividades diversas de sensibilização para padrões de mobilidade mais sustentáveis, terminando no dia 22, Dia Europeu Sem Carros, durante o qual se encerrará ao trânsito motorizado a Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, um troço da Avenida D. Manuel II, entre a Praça e a Junta de Freguesia da Cidade da Maia, assim como troços de arruamentos convergentes, designadamente os da Rua Eng.º Duarte Pacheco, da Rua Augusto Simões e da Rua José Rodrigues da Silva Júnior, na Cidade da Maia.
A este conjunto de ações juntam-se as medidas de carácter permanente implementadas/a implementar em 2018, como sejam a melhoria e desenvolvimento das condições de circulação para bicicletas e peões, designadamente por via da eliminação de barreiras arquitetónicas no espaço público, o alargamento de áreas de estacionamento tarifado, a melhoria das condições de utilização do serviço de transporte coletivo de passageiros e as campanhas de sensibilização e promoção para a mobilidade sustentável.