Maia vai ter ERPI especializada em demências

mst35271_web_demencias2
12 Setembro 2024

Maia vai ter ERPI especializada em demências

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e a Vice-Presidente, Emília Santos, visitaram a obra da ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas CIBES – Centro Integrado de Bem Estar e Saúde, a ser levada a cabo pela ASMAN, no âmbito de uma candidatura ao PRR.

António Silva Tiago quis ver como está a decorrer a empreitada. E sabendo que o novo espaço vai estar voltado para a demência, quis saber o que é que isso implica em termos práticos. Por exemplo, se há questões técnicas específicas de construção.

Ficou a saber que a diferença se traduz essencialmente na colocação de alguma sinalética, na utilização de cores que contrastem e na contratação de uma equipa técnica especializada.

Para assinalar o momento foi plantada uma camélia, Angelina Vieira, no local onde vai nascer o jardim do Centro Integrado de Bem Estar e Saúde.

A criação da ERPI CIBES – Centro Integrado de Bem Estar e Saúde, tem em vista o acolhimento social de caráter residencial e acompanhamento na saúde a 40 seniores. Para o efeito e em devido tempo, foi estabelecida uma parceria com a Câmara Municipal da Maia, que efetuou uma cedência em direito de superfície pelo prazo de 30 anos, para a construção da ERPI, com o propósito da ASMAN dinamizar a resposta social - Lar de Idosos.

A nova infraestrutura visa criar a resposta social ERPI para 40 pessoas idosas, contemplando a criação de serviços adequados às necessidades biopsicossociais dos utentes, com os seguintes objetivos: promover a dignidade respeitando a sua história, cultura, religião e vontade conscientemente expressas; contemplar a igualdade de oportunidades, no respeito pela diferença e estabelecer condições que permitam fortalecer os laços familiares.

O investimento da obra situa-se no valor de € 2.445.000,00, acrescido de IVA. De acordo com a ASMAN, o montante da comparticipação do financiamento do PRR, situa-se no valor de € 1.654.198,52, acrescido de IVA, ficando sob a responsabilidade da ASMAN, o investimento privado correspondente ao valor de € 1.115.543,65, no que diz respeito às componentes infraestrutural, projetos, licenças, contratação pública e fiscalização.

Atendendo à importância desta resposta para o concelho, uma vez que se trata de uma ERPI que vai associar cuidados de saúde, como fisioterapia, aos já habitualmente prestadas neste tipo de respostas e vocacionada para utentes com demência, a Câmara Municipal da Maia vai comparticipar com 500.000,00€.

Fotografia: Mário Santos / CM Maia