Maia vai acolher Unidade de Ciência Animal do ICBAS

Sebastião Feio, Reitor da UP, e Silva Tiago, Presidente da Câmara
23 Dezembro 2017

Centro de investigação será instalado em Moreira.

Câmara da Maia e Universidade do Porto assinaram hoje, no Salão D. Manuel I dos Paços do Concelho, protocolo destinado a acolher na Maia a unidade de investigação em Ciência Animal do ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Este centro de investigação será instalado em Moreira, num terreno de mais de 40 mil metros quadrados pertencente ao Município da Maia, que será cedido gratuitamente para o efeito, por 30 anos.

Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, considerou que esta se tratava de uma parceria natural, porque A Universidade do Porto o ICBAS são instituições de referência mundial no domínio da investigação científica. A município da Maia, por seu lado, tem uma posição estratégica invejável no território da Área Metropolitana do Porto, tanto a nível físico como humano: tem, por um lado acesso privilegiado às grandes infraestruturas de comunicação que a colocam, literalmente perto dos grandes centros europeus de ciência; possui, além disso, um tecido empresarial dinâmico, que inova e investe em I&D. Mas sobretudo tem uma população qualificada e preparada para os desafios profissionais do futuro. "Estou por isso certo que está parceria que agora se inicia trará à região e ao país muitos frutos de que todos nos orgulharemos."

O equipamento, a construir no prazo de 3 anos e que estará vocacionado para o estudo dos animais de grande porte, implicará um investimento de mais de 2,5 milhões de euros e permitirá a melhoria das condições de investigação, ensino e prestação de serviços na área da Ciência Animal, ao mesmo tempo que abrirá espaço ao desenvolvimento de projetos de translação nas áreas de Medicina Experimental Humana e de Segurança Alimentar.

O projeto receberá igualmente contributos da Universidade do Minho e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, estando ainda previsto o estabelecimento de parcerias com o tecido empresarial, com impactos significativos, quer em termos financeiros, quer em termos estratégicos.

ICBAS, o que é?

O Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar é uma unidade orgânica da Universidade do Porto com estrutura de escola universitária e centro de ensino, investigação científica, cultura e prestação de serviços à comunidade.
Os domínios científicos do ICBAS situam-se no âmbito da Biologia Fundamental e Aplicada, nomeadamente nas áreas da Saúde, do Ambiente, da Produção Animal, Transformação e processamento Alimentar e do Controlo de Qualidade. Assim, essencialmente tecnológicas ou tecnoprofissionais, as formações do ICBAS privilegiam a preparação para o exercício profissional da medicina humana, da medicina veterinária, das ciências do meio aquático, da bioquímica e da bioengenharia, ou oferecem especialização de 2º e 3ºciclos nessas em áreas e outras relacionadas.

Local da futura Unidade de Ciência Animal