Maia regista descida sustentada de emissão de Gases com Efeito de Estufa

27 Julho 2020

A emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) regista uma diminuição no concelho da Maia, de acordo com o relatório anual da AdePorto – Agência de Energia do Porto.

Os valores podem ser consultados na nova plataforma disponibilizada pela AdePorto no seu site, onde é possível ver o histórico das emissões, bem como do consumo de energia por setor em cada município da Área Metropolitana do Porto.

Os dados relativos ao município da Maia demonstram uma diminuição sustentada da emissão de GEE desde 2008 no global e particularmente na indústria e nos transportes, o que permite concluir que estes dois setores têm investido em práticas menos poluentes.

O Relatório Anual de Energia e Emissões da AdePorto permite acompanhar a evolução da utilização de energia no território, bem como os impactos ambientais associados por via das emissões de GEE. O inventário de emissões de GEE, a quantificação das emissões e as reduções obtidas, é um instrumento que permite monitorizar e verificar o cumprimento de metas e compromissos nacionais e internacionais assumidos, podendo servir de suporte à gestão urbana e a decisões de política.

Os dados podem ser consultados em https://www.adeporto.eu/pt/projetos/relatorio-anual-de-energia-e-emissoes/