Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Maia recebe maior competição de ginástica acrobática do mundo

Maia recebe maior competição de ginástica acrobática do mundo
28 Fevereiro 2018

O XII Maia Internacional Acro Cup (MIAC) e o VII Maia Acro Fig World Cup vão reunir, de quinta-feira a domingo, mais de mil ginastas de 19 países.

ACROCUP_Cartaz_1_1024_2500
De 1 a 4 de março (quinta a domingo), a Maia volta a transformar-se na capital mundial da ginástica. O XII Maia Internacional Acro Cup (MIAC) é o maior torneio gímnico alguma vez realizado em Portugal. Ao mesmo tempo, e pelo sétimo ano consecutivo, decorre a Taça do Mundo de Ginástica Acrobática (VII Maia Acro Fig World Cup), a maior prova de ginástica acrobática ao nível mundial.

Os dois eventos vão reunir no Complexo de Ginástica da Maia mais de mil ginastas e, pela primeira vez, no 12º MIAC haverá atletas em todas as categorias de competição. Já a Taça do Mundo envolve apenas ginastas do escalão sénior de elite.

Este ano estarão presentes 66 delegações oriundas de 19 países. Realce para Cabo Verde que vai fazer-se representar por uma delegação no evento que marca a estreia internacional do conjunto africano.

A organização do evento é responsabilidade do Acro Clube da Maia e da Federação Portuguesa de Ginástica, com a colaboração da Câmara Municipal da Maia. Recorde-se que o Acro Clube da Maia tem marcado presença em todos os campeonatos europeus e mundiais desde a sua criação em 2004.

Em relação à Taça do Mundo, a prova será a maior de sempre realizada em Portugal, com a presença de 34 pares/grupos. Portugal apresenta-se no evento com uma equipa completa: par feminino, par misto, trio feminino e quadra masculina. Destes, a quadra masculina pertence ao Acro Clube da Maia.

Lore Vanden Berghe e Noemie Lammertyn (par feminino belga); Henrique silva/ João Pereira/ Henrique Piqueiro/ Miguel Silva (quadra masculina portuguesa); Mariana Candeias e Marta Nunes (par feminino português); Robin Casse e Kilian Goffaux (par masculino belga); Ivan Nesterenko e Elena Murashko (par misto russo); Karina Sandovich/Veranika Nabokina/Julia Ivonchyk (trio feminino russo) são alguns dos nomes que, pela sua qualidade, mais se destacarão no Complexo de Ginástica da Maia.