Maia assinala Dia Nacional do Ar com lançamento de aplicação

20 Abril 2023

APP permite visualizar qualidade do ar em tempo real

A Câmara Municipal da Maia comemora o Dia Nacional do Ar, que se assinala esta quarta-feira, dia 12 de abril, com o lançamento de uma aplicação que vai permitir aos cidadãos visualizarem, em tempo real, os índices relativos à qualidade do ar na localização em que se encontrarem.

O lançamento desta aplicação, que usa a geolocalização do telefone, é o corolário da ação que a autarquia tem vindo a desenvolver nesta área. Até porque a poluição do ar é a primeira causa ambiental de problemas graves para a saúde, muitas vezes fatal para o ser humano.

No contexto das ações delineadas no plano municipal de adaptação às alterações climáticas da Maia e, especificamente, no que se refere à monitorização dos parâmetros da qualidade de ar do território do Concelho, foi implementada uma rede de monitorização da qualidade do ar.

O objetivo é poder atuar de forma preventiva no combate e redução das emissões e da sensibilização da população sobre a qualidade do ar, prevenindo eventuais efeitos adversos e protegendo este recurso indispensável à vida.

Assim, foram colocados seis equipamentos de monitorização da qualidade do ar e ruído em diferentes locais do Concelho, nomeadamente no Parque Central da Maia, na Rotunda da EN14 com a Via Diagonal, no Parque de Avioso – S. Pedro, na freguesia do Castelo, na Travessa da Siderurgia Nacional, na freguesia de Folgosa, na Torre Lidador e na Rua Jorge Ferreirinha, na freguesia da Cidade da Maia.

A rede instalada contempla cinco estações de qualidade do ar exterior e uma instalada na Torre Lidador para ser possível monitorizar, numa iniciativa inédita, a qualidade do ar interior nas instalações municipais. As medições são realizadas de acordo com as diretivas europeias.

Através desta monitorização, vai ser possível reforçar o diagnóstico do território do Concelho da Maia em termos ambientais, mapear zonas prioritárias de intervenção, reforçar a informação dos cidadãos, incentivando à adoção de comportamentos mais adequados para mitigar os efeitos negativos de potenciais episódios de poluição atmosférica (qualidade do ar e ruído) e de eventos meteorológicos extremos.