Maia acolhe Delegação Distrital do Norte do Conselho Nacional da Juventude

18 Julho 2023

É na Casa do Alto, em Pedrouços, que vai ficar instalada a Delegação Distrital do Norte do Conselho Nacional da Juventude (CNJ). A inauguração aconteceu, este sábado, com a presença do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, na Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago e foi uma das atividades que marcou as comemorações do 38.º aniversário da organização.

A delegação Distrital do Norte do CNJ vai ficar então instalada num espaço cedido pela Câmara Municipal da Maia. O protocolo foi assinado, este sábado, por António Silva Tiago e pelo presidente do CNJ, Rui Oliveira.

Relembrando que foi o primeiro Vereador da Juventude da autarquia da Maia, António Silva Tiago afirma que não foi por acaso que o CNJ vai ficar na freguesia mais jovem do concelho, que assinala o seu 38.º aniversário, num equipamento “que soubemos montar para permitir um salutar convívio intergeracional”.

O autarca da Maia acredita que a vitalidade do CNJ também vai ser favorável ao município porque “os jovens são uma força motriz muito importante”.

António Silva Tiago deixou, ainda, uma promessa a Rui Oliveira: “O CNJ pode estar ciente que nós vamos ser um parceiro presente, responsável e idóneo”.

Para além de uma sala que fica exclusivamente para o CJN, a associação pode usar os espaços comuns da Casa do Alto. “Esta é uma organização quer discutir os problemas dos jovens de todo o país e para isso é fundamental a proximidade e aqui encontramos um parceiro”. E a nova delegação na Maia “tem muito espaço para trabalhar”.

Já Augusto Santos Silva saudou a Maia pelo “compromisso assumido com o CJN e com a juventude” e está convencido de que “a estrutura vai fazer o aproveitamento máximo deste novo recurso que tem à disposição”.

A inauguração do espaço, bem como a assinatura do protocolo, contou com a presença do Vereador do Juventude, Hernâni Ribeiro, da Vereadora do Ambiente, Marta Peneda, do Vereador do Turismo, Paulo Ramalho, que é também deputado e a deputada Márcia Passos.

As comemorações arrancaram na sexta-feira, com a Cimeira Líderes da Juventude, que teve como oradores: António Filipe (PCP), Mariana Vieira da Silva (PS) e Paulo Rangel (PSD). Em cima da mesa estiveram perspetivas do passado, o presente e os próximos passos.

Fotografia: Mário Santos / CM Maia