Maia abre Centro de Acolhimento Covid Negativo

09 Abril 2020

COVID 19: Maia abre Centro de Acolhimento Covid Negativo

O Município da Maia tem desde hoje em funcionamento o Centro de Acolhimento Covid Negativo, destinado a acolher temporariamente utentes idosos sem retaguarda familiar ou institucional que não sofram de doença infetocontagiosa.
Esta instalação criada pela Câmara Municipal da Maia, homologada pela Saúde Pública e supervisionada pelo ACES MAIA/Valongo, funciona na Escola EB2/3 de Gueifães e a admissão de utentes residentes no concelho depende obrigatoriamente da sinalização por parte das equipas clínicas e sociais dos centros hospitalares e estruturas residenciais para idosos.
A direção clínica é de Gustavo Ferreira, Presidente do Conselho Clínico do ACES MAIA, Valongo, a direção técnica está a cargo de Raquel Freitas, diretora técnica do Centro de Dia de S. Pedro Fins e a assessora de direção é a enfermeira Fernanda Sousa, presidente da LACESMAIA. Estes profissionais de saúde estão à frente de uma equipa multidisciplinar que integra médicos e enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos. agentes/ auxiliares de Geriatria, auxiliares de serviços gerais e limpeza e Proteção Civil.
Com exceção do corpo clínico, colocado pela Cruz Vermelha Portuguesa, os restantes elementos da equipa multidisciplinar provêm da Bolsa de Reforço Solidário constituída para o efeito, sob tutela da Câmara Municipal da Maia.
O centro arrancou, hoje, com a fase de formação em contacto experimental, já com a presença das equipas multidisciplinares, sendo que a partir de segunda-feira, dia 13 de abril, estará preparado para acolher a população referenciada.
Esta Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) foi criada nos termos do Despacho N.º 4097-B/2020 de 2 de abril e no âmbito do Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil da Maia e tem por objetivo garantir assistência a um grupo sem retaguarda familiar e/ou institucional imediata, no âmbito do apoio logístico às populações, prevendo a prestação de um conjunto de atividades da vida diária bem como a manutenção de Cuidados de saúde.
A ZCAP MAIA – Centro de Acolhimento Covid Negativo tem capacidade para 150 camas e está localizada nas instalações da Escola E. B 2/3 de Gueifães, na Avenida Comendador Carlos Ferreira Silva, 4470-030 Maia.
O centro destina-se exclusivamente a utentes sinalizados residentes no concelho que não sofram de doença infetocontagiosa COVID-19 ou outra que obrigue ao seu isolamento clínico e que reúnam condições de independência em relação a Atividades de Vida Diária (AVD’s).
O contacto com a ZCAP MAIA – CENTRO DE ACOLHIMENTO COVID NEGATIVO deverá ser realizado através do e-mail zcapmaia@gmail.com.