Laboratório Vivo para a Descarbonização

06 Novembro 2017

Objetivo. Saldo zero de carbono

23167873_1982277741801639_2434669335375212947_nEm cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, foi assinado hoje, entre o Município da Maia e o Fundo Ambiental, o contrato de financiamento para a criação na cidade da Maia de um Laboratório Vivo para a Descarbonização.
Um Laboratório Vivo para a Descarbonização traduz-se na adaptação de um espaço urbano com identidade local por forma a tornar-se num espaço de teste, demonstração e apropriação de soluções tecnológicas integradas em contexto real que promovam a descarbonização da vivência em cidades, através da integração de soluções nos domínios, entre outros, dos transportes e mobilidade, eficiência energética em edifícios, serviços ambientais inovadores e promoção da economia circular, numa lógica de interação entre o município, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e os cidadãos. Pretende afirmar-se um território em ambiente de baixo carbono, resiliente, acessível, participado e conectado.
Apenas 12 municípios viram aprovadas as suas candidaturas para a implementação destes Laboratórios Vivos, sendo a Maia um deles.