Inquérito - Novas Áreas de Reabilitação Urbana - Projetos de delimitação e respetivas Estratégias de Reabilitação Simples

30 Julho 2021

O Município da Maia, no quadro da estratégia de desenvolvimento territorial e do conjunto de medidas que tem vindo a implementar, elegeu a reabilitação urbana como um dos vetores catalisadores de novas dinâmicas urbanísticas, económicas, sociais e culturais.
Ciente das particularidades e necessidades do seu território, a Câmara Municipal da Maia, no seguimento da Estratégia Municipal de Reabilitação Urbana adotada e da consolidação da sua política de incentivo e estímulo à reabilitação urbana, decidiu proceder à delimitação de seis novas áreas de reabilitação urbana (ARU) no Concelho: a ARU da Expansão da Cidade; a ARU de Vila Nova da Telha; a ARU de Nogueira; a ARU de Milheirós; a ARU Central de Folgosa e S. Pedro Fins; e a ARU de S. Pedro Fins.
Complementarmente à delimitação destas seis ARU, serão definidas as respetivas Operações de Reabilitação Urbana (ORU) Simples, dirigidas primacialmente à reabilitação do edificado, através da elaboração dos seus instrumentos de programação, designados de Estratégia de Reabilitação Urbana (ERU).
Metodologicamente o trabalho de delimitação e elaboração das ARU-ORU prevê o envolvimento da população concelhia no processo inicial de recolha de informações e dados úteis que possam contribuir para a delimitação dos territórios de intervenção, a definição da estratégia e a construção das soluções de reabilitação das ARU.
Neste sentido, estamos a promover o preenchimento de um formulário online neste endereço:
Este formulário constitui uma ferramenta essencial para a compreensão da forma como as diferentes partes interessadas estruturam os limites das ARU, bem como das prioridades estratégicas que estas assumem como fundamentais para o desenvolvimento destes territórios.
Os dados são confidenciais. Para qualquer apoio ou esclarecimento: dpt@cm-maia.pt

Agradecemos a sua colaboração!