Dia Mundial do Ambiente | Município da Maia planta uma árvore por cada nascimento

05 Junho 2020

O Município da Maia vai plantar uma árvore por cada criança que nasça. A campanha 1 maiato, 1 árvore, 1 amigo assinala o Dia Mundial do Ambiente.

Todas as famílias maiatas que estejam à espera de uma criança podem participar e plantar uma árvore por cada criança nascida. Esta campanha tem por objetivo reforçar o compromisso pela importância do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no Concelho, humanizando o ato e fomentando uma relação mais afetuosa entre os cidadãos e as árvores.

A iniciativa lançada pela Câmara Municipal, através do Pelouro do Ambiente, prevê a plantação de uma árvore por cada maiato recém-nascido, levada a cabo pelos seus pais, em data e local a definir, como forma de reforçar o sentido de pertença dos cidadãos com as árvores, bem como o compromisso pela proteção da Natureza.

Ao anunciar a iniciativa, o presidente da Câmara da Maia, sublinha que “o equilíbrio ecológico das grandes cidades é um fator primordial ao desenvolvimento sustentável, para o qual as áreas verdes urbanas e, especificamente as árvores contribuem muito significativamente”. António Silva Tiago considera ainda que “a iniciativa integra-se na estratégia de combate às alterações climáticas que tem vindo a ser prosseguida pelo Município e tem tanto mais significado quanto a Maia é um concelho jovem e em crescimento, pelo que vão ser plantadas muitas árvores”,

De modo a reconhecer a responsabilidade ambiental deste gesto, será ainda entregue um Certificado de Participação, onde o recém-nascido é declarado como “Maiato, Amigo da Natureza”, constando no mesmo a sua identificação, bem como da árvore plantada, que será, deste modo, atribuída simbolicamente a este novo maiato.

As inscrições podem ser feitas através do formulário disponibilizado na página do Ambiente no site da Câmara Municipal da Maia.

A plantação das árvores será feita na época apropriada, sendo agendada atempadamente.