COVID-19 - Câmara Municipal da Maia avança com testes nos Lares de Idosos

28 Março 2020

A Câmara Municipal da Maia está a organizar, em estreita articulação com as autoridades de saúde local e regional, uma operação logística com vista à realização de testes RNa a todos os idosos hospedados em lares de 3ª idade, públicos e privados, sedeados no seu território concelhio.

A Câmara Municipal tem estado a trabalhar no desenho institucional e operacional deste plano que será levado à prática já na próxima semana, estando prevista a realização dos primeiros testes na próxima 3ª feira.

António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal, considera: “os nossos seniores são um património humano da comunidade que nos merece o mais profundo respeito, admiração e gratidão. Temos de ser dignos do legado que nos transmitiram, , dedicando-nos uma vida de trabalho e de muitos sacrifícios. Somos o que somos como comunidade, porque eles durante a sua vida ativa nos deram o melhor das suas vidas e por isso são credores da nossa incondicional dedicação e cuidado. Enquanto líder da comunidade concelhia nunca os abandonarei e tudo farei para que juntos consigamos vencer esta crise sanitária, fazendo tudo o que estiver ao meu alcance para os proteger, determinação em que tenho a certeza de ser acompanhado por todos os maiatos sem exceção…”.

Entretanto, foi criado um grupo de trabalho constituído por 2 elementos do corpo clínico da autoridade de saúde local e por 2 elementos da autarquia, para definir os critérios essenciais que vão reger esta operação no terreno, contando ainda com o contributo técnico-científico do laboratório SYNLAB e com a comunidade académica, para garantir o número de testes a realizar diariamente e promover a máxima celeridade possível na obtenção dos resultados.