Concurso - 3,35 milhões para aumentar a eficência da gestão da água da rede pública

06 Fevereiro 2018
aguas smas
Maia investe 3,35 milhões para reduzir a metade as perdas de àgua na sua rede pública de abastecimento.

A Câmara da Maia aprovou ontem, 5 de Fevereiro, o lançamento de concurso público para a Gestão da Eficiência Hídrica no Sistema de Abastecimento de Água da Município da Maia, visando reduzir de forma significativa as perdas de água na sua rede pública de abastecimento.
O valor previsto para o projeto, cujo prazo de execução será de 5 anos, é de 3,35 milhões de euros acrescidos de IVA. No final da execução do mesmo, os Serviços Municipalizados estimam poder reduzir para metade as atuais perdas de água na rede, com os consequentes benefícios ambientais derivados do uso responsável e sustentado dos recursos hídricos, além dos financeiros ligados ao pagamento da àgua adquirida e não faturada por via das perdas.
A dimensão da tarefa a que o Município se propõe resulta de uma rede pública de abastecimento de àgua da Maia, que cobre 100% do território concelhio, com uma extensão da ordem de 600 km, com 20 000 ramais domiciliarios e mais de 4 500 bocas de incêndio, para além de dezenas de milhares de nós e acessórios de toda a ordem.