Cerejeiras bravas para o Dia Internacional das Florestas

diaintflorestas
20 Março 2018

Quinta da Gruta distribui sementes para assinalar o Dia Mundial das Florestas... e a chegada da Primavera

A missão do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta é promover atividades de educação e sensibilização ambiental como instrumento de formação de novas consciências ecológicas.

Com base nesta estratégia, vários dias comemorativos são marcados por atividades que despertem o interesse dos alunos para as temáticas ambientais.

Neste sentido, e como forma de assinalar o Dia Internacional das Florestas, os serviços do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta providenciarão, entre o dia de hoje e o de amanhã (20 e 21 de março), a entrega de cerca de 15.000 sementes de cerejeira brava (Prunus avium), gentilmente cedidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A entrega será feita a todos os Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho da Maia para que, dia 21 de Março (data comemorativa da efeméride), os alunos possam desenvolver as respetivas sementeiras.

Pretende-se, com esta iniciativa, proporcionar a todos os alunos envolvidos a possibilidade de realizarem uma sementeira pela qual assumem a responsabilidade e os cuidados inerentes. Conforme é habitual, esta iniciativa pretende, ainda, promover a reutilização de resíduos através da realização das sementeiras por parte dos alunos em recipientes reutilizados, tais como garrafas, pacotes de leite e/ou sumo ou em copos de iogurte. A acompanhar as sementes serão também distribuídos folhetos informativos (1 por turma) sobre as características da espécie a plantar.

+ info através do telefone n.º 229867180 ou via email quintadagruta@cm-maia.pt