Alerta para o Risco de Incêndio

15 Junho 2022

Devido às condições meteorológicas atuais e previstas e em consequência do aumento da temperatura e da baixa humidade relativa do ar, prevê-se dificuldade nas ações de controlo aos incêndios rurais. Por isso, o concelho da Maia está em estado de alerta até quinta-feira, dia 16, às 23h59.

Prevê-se que a humidade relativa do ar (HRA) seja inferior a 20%, com fraca recuperação; possibilidade de aguaceiros acompanhados de trovoada; intensificação do vento, por vezes forte do quadrante sul (<40 Km/h) e com rajadas até 70 Km/h.

Por isso, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Maia recomenda à população a tomada de medidas necessárias de prevenção e autoproteção, nomeadamente a proibição para fazer queimadas extensivas sem autorização, fazer queima de amontoados sem autorização, utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais; lançar balões de mecha acesa e foguetes; fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; usar motor roçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo.

De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil, o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Maia avisa que é obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Maia recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, tendo em conta a legislação em vigor.

Em caso de dúvida, informe-se junto da câmara municipal ou pelo 808 200 520.

Também pode acompanhar a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e das Corporações de Bombeiros.