Agravamento do risco de Incêndio Rural

29 Julho 2024

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, para as próximas 24 horas salientam-se os seguintes aspetos:

Hoje (29.jul.24)

- Tempo quente e seco;

- Aguaceiros que podem temporariamente fortes e ocorrências de trovoadas, que podem ser secas;

- Potencial de convecção severa durante a tarde. Descargas frequentes e concentradas, com possibilidade de granizo e rajadas convectivas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Maia recomenda, NÃO:

- Fazer Queimadas Extensivas sem autorização das câmaras municipais.

- Fazer Queima de Amontoados sem autorização das câmaras municipais.

- Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

- Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

- Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

- Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

O SMPC Maia recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e dos Corpos de Bombeiros.