1,2 milhões para Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local

01 Fevereiro 2021

As empresas do município da Maia podem aderir ao Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local (PEADEL). Com um valor total de 1,2 milhões de euros, o programa municipal atribuirá às empresas, a fundo perdido, o equivalente a um salário mínimo por cada trabalhador.
Empresários em nome individual, micro e pequenas empresas da Maia, com volume de negócios até 350.000 euros em 2019, são os destinatários da medida aprovada pela Câmara Municipal da Maia.

O presidente do Município, sublinha que “está em causa a sobrevivência de muitas empresas e muitos postos de trabalho. Sendo os apoios governamentais à economia claramente insuficientes face à crise espoletada pela pandemia, a Câmara não pode ficar indiferente ao impacto que o confinamento provoca em todos aqueles que exercem a sua atividade no território da Maia”.

Para António Silva Tiago, este “apoio musculado do Município contribuirá para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho, promovendo a valorização empresarial no concelho da Maia e mitigando os efeitos económicos da crise”.

O autarca lembra que “desde março que lançámos medidas de apoio social e socioeconómico. A criação deste Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local vem no seguimento de todo o trabalho que o município tem feito de combate à pandemia e aos seus efeitos económicos e sociais e representa um grande investimento que podemos fazer graças à saúde económica do município”

As empresas e empresários em nome individual, com sede ou domicílio fiscal e atividade na Maia, e que tenham tido uma quebra de faturação em 2020 igual ou superior a 35%, podem candidatar-se, a partir de 2 de fevereiro, ao Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local, que apoia a fundo perdido com um montante de 635 euros por cada trabalhador, até ao limite de 7.000 euros por empresa.

O pedido de apoio deve ser feito digitalmente, mediante submissão de candidatura eletrónica em formulário próprio, presente no site oficial do Município, anexando toda a informação e documentação exigida para comprovar as condições de elegibilidade do apoio.

O período de apresentação de candidaturas ao programa durará dois meses.

Informação e candidaturas em www.cm-maia.pt/peadel/