Quinta da Gruta recebe seminário “Construir, Desconstruir, Reabilitar”

06 a 13 Nov
Adicionar a calendário 2015-11-06 00:00:00 2015-11-13 23:00:00 Europe/Lisbon Quinta da Gruta recebe seminário “Construir, Desconstruir, Reabilitar” Quinta da Gruta
Quinta da Gruta recebe seminário “Construir, Desconstruir, Reabilitar”
Institucional

Irá decorrer no próximo dia 13 de novembro, entre as 9h00 e as 18h00, na Escola Ambiental da Quinta da Gruta, o seminário dedicado ao tema “Construir, Desconstruir, Reabilitar”.

Este seminário é uma organização conjunta da Câmara Municipal da Maia, do Portal da Construção Sustentável e da Lipor. Durante este dia será realizada uma apresentação relacionada com a temática da desconstrução e da gestão de resíduos, apresentados casos de estudo na área da incorporação de resíduos na construção e reabilitação, para além de contar com a presença de várias e reputadas empresas nacionais e internacionais, na área dos materiais e produtos para a construção.

Desde longa data que a Câmara Municipal da Maia tem dado prioridade às políticas ambientais, sendo mesmo pioneira nesta área. Nesse âmbito, e como entidade promotora da construção de edifícios, pretende naturalmente, a sua otimização em termos de sustentabilidade, apostando na incorporação de sistemas eficientes, que permitam também a redução de consumos e encargos de manutenção na fase de exploração.

Os novos Centros Escolares são exemplo dessa aposta, incorporando uma lógica de consciência ambiental, desde a infância. Paralelamente a incorporação e resíduos e materiais de construção reciclados na construção e a reabilitação de edifícios com enfoque na eficiência energética fazem parte das apostas estratégicas do Município.

Este seminário, gratuito, mas de inscrição obrigatória, será constituído por 3 painéis, o primeiro dedicado ao tema Desconstrução e Reabilitação, no segundo serão abordados os Produtos para a Reabilitação de Edifícios e por último os Produtos para Exterior.

O Portal da Construção Sustentável, que conta com uma equipa de profissionais na área de arquitetura, construção, ambiente e energia, pretende dar resposta à necessidade de um novo rumo para o setor da construção, no sentido da sua maior sustentabilidade, apostando em ações que privilegiem a promoção das boas práticas para a qualidade construtiva, eficiência energética e reabilitação.

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, firma todos os esforços na valorização mais adequada dos resíduos, assumindo de forma clara uma gestão realizada na ótica do recurso, que tem por base as dinâmicas da Economia Circular. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

Para inscrições clique aqui

Para consultar o programa clique aqui

Local:
Quinta da Gruta