Primavera do Teatro - Maia ao Palco

22 a 27 Mar
Adicionar a calendário 2024-03-22 00:00:00 2024-03-27 00:00:00 Europe/Lisbon Primavera do Teatro - Maia ao Palco Evento
Primavera do Teatro - Maia ao Palco

PRIMAVERA DO TEATRO MAIA AO PALCO - MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES

Em 2007, tendo como inspiração o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de Março, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art´Imagem decidiram promover anualmente um conjunto de actividades culturais denominadas Primavera do Teatro - Comemorações do Dia Mundial do Teatro. Os seus objectivos principais são articular o Teatro e Artes de Palco com outras formas de expressão artística, as Artes Plásticas, Literatura, e o vídeo, privilegiando a formação e a sensibilização de diversas camadas de público, nomeadamente as crianças e os jovens, sem esquecer os seus seniores e a comunidade em geral, para a importância da Cultura, o seu usufruto e participação activa na vida do seu município, conquistando-se novos públicos e promovendo outras práticas e melhores formas do exercício de uma cidadania plena e partilhada. Entretanto, em 2009, no seguimento de vários encontros com os grupos de teatro de amadores do concelho, as mesmas entidades decidiram integrar na Primavera de Teatro a realização anual de um encontro de grupos de teatro de amadores do concelho, a que deram o nome de Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores. Esta iniciativa pretende valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o meritório trabalho cultural das associações e grupos de teatro amadores do concelho, possibilitando, desta forma, a apresentação das suas peças na sala principal da cidade, incentivar o intercâmbio entre as várias colectividades e contribuir para um melhor conhecimento entre todos os participantes. Esta Mostra é também um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar a qualidade do trabalho artístico- teatral, a escolha de novos repertórios, fomentar o espírito critico e abrir canais de debate entre os artistas, seus associados e os espectadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a oferta cultural do concelho da Maia. Assim se completa uma iniciativa que já acontece há 15 anos, juntando no mesmo encontro uma programação para os munícipes individualmente e para as Associações Culturais e Recreativas que fazem regularmente Teatro. Uns e outros encontrar-se-ão umas vezes como espectadores ou formandos e formadores e outros em palco como artistas, apresentando as suas próprias peças.

Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia

José Leitão, Director Artístico do Teatro Art´Imagem

Programa e outras informações: https://www.teatroartimagem.org/17%C2%AA-primavera-do-teatro-/-15%C2%BA-maia-ao-palco