“Por dentro da AMP – Conversas nas Paisagens da Diversidade Urbana”

15 a 17 Out
Adicionar a calendário 2015-10-15 00:00:00 2015-10-17 23:00:00 Europe/Lisbon “Por dentro da AMP – Conversas nas Paisagens da Diversidade Urbana” Câmara Municipal da Maia
Institucional

A Maia irá receber no próximo dia 17 de outubro, os participantes da 4ª Edição do projeto “Por dentro da AMP – Conversas nas Paisagens da Diversidade Urbana”, o qual integra o programa do mês da Arquitetura – ARQ OUT 2015 - da responsabilidade da Ordem dos Arquitetos da Secção Regional Norte.

Este projeto pretende debater a contemporaneidade urbana da Área Metropolitana do Porto (AMP), através de visitas guiadas a concelhos selecionados, como forma de dar a conhecer a história arquitetónica, as mudanças e expansão das diversas cidades.

A Maia, assumindo um papel importante para o debate de questões e problemáticas acerca da centralidade e dos processos de polarização urbana, foi um dos locais escolhidos para visitar.

Com o apoio da Câmara Municipal da Maia, o inicio desta visita está marcado para as 9h45, tendo como ponto de encontro a estação de metro do Parque Maia. O percurso passa pela subida à Torre do Lidador, onde os participantes poderão apreciar a vista panorâmica da cidade, enquanto debatem questões sobre a história da formação e consequente evolução do centro maiato.

De seguida, a visita continuará com um percurso a pé, a partir da antiga estrada Porto-Braga, até ao Bairro do Sobreiro e, depois, até à rotunda do Metro e do novo eixo de ligação à Zona Industrial da Maia, aproveitando para conversar sobre o que na cidade ainda subsiste da sua “matriz histórica”, sobre o projeto de fundação e planeamento de uma “nova cidade” e da sua “centralidade direcional”, entre estratégias de renovação e regeneração urbana, bem como sobre o papel estruturante do metro ligeiro de superfície na nova forma da cidade. Depois deste trajeto, a deslocação será realizada de autocarro, em direção à Zona Industrial, onde o tema de debate recai sobre a expansão urbana.

O final desta visita acontecerá pelas 12h45 com a realização de um percurso a pé apelo Eco Caminho da Maia, local onde os participantes envolvidos poderão aproveitar para descontrair e refletir num ambiente calmo e próximo da natureza.

| 17 de outubro
| Horário: das 9h45 às 12h45