20 Jul
Adicionar a calendário 2024-07-20 00:00:00 2024-07-20 00:00:00 Europe/Lisbon Maia Symphonic 2024 Evento

Praça do Doutor José Vieira de Carvalho

Sábado, 20 de julho, 22h00

Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

Domingo, 21 de julho, 19h00

Orquestra Clássica da Maia

Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

A origem da Orquestra remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, que desde então passou por diversas designações. Após a extinção das Orquestras da Radiodifusão Portuguesa foi fundada a Régie Cooperativa Sinfonia (1989-1992), sendo posteriormente criada a Orquestra Clássica do Porto e, mais tarde, a Orquestra Nacional do Porto (1997), alcançando a formação sinfónica com um quadro de 94 instrumentistas em 2000. A Orquestra foi integrada na Fundação Casa da Música em 2006, vindo a adoptar a actual designação em 2010.

A cidade da Maia recebe um concerto especial, com algumas das mais belas melodias orquestrais de sempre. São momentos instrumentais de óperas célebres que permanecem no repertório das orquestras de todo o mundo.

Cláudio Ferreira - direção musical

Programa:

Giuseppe Verdi: Abertura de A força do destino

Alfredo Keil: Intermezzo para o 3.º ato de A serrana

Richard Wagner: Prelúdio do 3.º ato de Lohengrin

Giacomo Puccini: Intermezzo para o 3.º ato de Manon Lescaut

Gioachino Rossini: Abertura de Guilherme Tell

Georges Bizet: Intermezzo para o 3.º ato de Carmen

Johann Strauss II: Abertura de O morcego

Orquestra Clássica da Maia

Na aposta pela versatilidade que tem vindo a caracterizar o percurso da Orquestra Clássica da Maia, esta Jovem Orquestra Maiata abraça um novo desafio, interpretando alguns dos mais célebres temas da música tradicional, dos ritmos, das danças de variadas temáticas e culturas do mundo, compostas por alguns dos mais Conceituados Compositores da História da Música. Da subtileza do ballet "Lago dos Cisnes" à apaixonante história de Shakespeare "Romeu e Julieta", do fandango do nosso Alentejo aos contagiantes ritmos da América Latina sem esquecer as danças Húngaras. Este programa promete explorar diferentes "paisagens" despertando os músicos e público presentes para o lado bom da diversidade cultural e tradicional no mundo, reunidos num imaginário de paz e união.

Direção musical: Pedro Sousa

P. Tchaikovsky - Abertura do Ballet “Lago dos Cisnes”

S.Prokofiev - Dança dos cavaleiros do 1º ato de “Romeu e Julieta”

E. Grieg - suite nº1 op.46 “Peer Gynt”