Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Maia recebe eliminatória histórica da Taça Davis by Rakuten entre Portugal e Chéquia

04 e 05 Fev
Adicionar a calendário 2023-02-04 00:00:00 2023-02-05 00:00:00 Europe/Lisbon Maia recebe eliminatória histórica da Taça Davis by Rakuten entre Portugal e Chéquia Evento
website_cm_maia
Desporto

Maia recebe eliminatória histórica da Taça Davis by Rakuten entre Portugal e Chéquia

Encontro marcado para os dias 4 e 5 de fevereiro

Em jogo um lugar nas Davis Cup by Rakuten Qualifiers

O Complexo Municipal de Ténis da Maia vai receber, entre os dias 4 e 5 de fevereiro, a eliminatória das Davis Cup by Rakuten Qualifiers entre Portugal e Chéquia, que poderá levar pela primeira vez a seleção nacional masculina à fase final da competição.

Disputada em terra batida e recinto coberto, esta será a quarta eliminatória de Portugal numa ronda de acesso à fase final, depois de 1994 (derrota para a Croácia), 2017 (derrota para a Alemanha) e 2019 (derrota para o Cazaquistão).

À procura da primeira presença da história entre a elite da competição por equipas, Portugal escolheu a terra batida indoor de um local de boas memórias — foi precisamente no Complexo Municipal de Ténis da Maia que, em março, a equipa das quinas celebrou uma vitória por 4-0 frente à Polónia no play-off do Grupo Mundial I, triunfo ao qual deu seguimento em setembro (3-1 ao Brasil no Grupo Mundial I) para alcançar as Davis Cup by Rakuten Qualifiers.

O capitão Rui Machado convocou os quatro melhores tenistas portugueses da atualidade no ranking ATP de singulares, bem como o número um nacional da variante de pares. São eles João Sousa (81.º ATP), Nuno Borges (111.º), Frederico Silva (202.º), Gastão Elias (237.º) e Francisco Cabral (55.º colocado na hierarquia de pares).

A Chéquia chegará à Maia sem os dois jogadores mais experientes entre os que estão no ativo (Jiri Vesely e Lukas Rosol), mas terá no elenco aquela que foi uma das surpresas do Australian Open: Jiri Lehecka, só derrotado nos quartos de final e já com estreia garantida no top 50, será o número um da equipa visitante, acompanhado de Tomas Machac (110.º), Vit Kopriva (151.º), Jakub Mensik (415.º) e Adam Pavlasek (86.º do ranking de pares), assim decidiu o capitão Jaroslav Navratil.

A eliminatória entre Portugal e Chéquia será disputada no sábado e no domingo, com início agendado para as 15 horas em ambos os dias. A primeira jornada será composta por dois encontros de singulares e a segunda por um par e dois singulares.

Se for bem-sucedida, a seleção portuguesa ficará apurada para a fase de grupos das Davis Cup by Rakuten, que acontecerá na semana de 11 de setembro em quatro cidades a anunciar, com um total de 16 equipas (quatro por grupo/localização).

Já a fase a eliminar, reunirá as oito equipas finalistas (duas apuradas por grupo) entre os dias 21 e 26 de novembro em Málaga.

 

⬇️ BILHETES DISPONÍVEIS ⬇️

https://e.3cket.com/taca-davis-portugal-vs-chequia

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Ténis