Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia 2014

26 Set a 05 Out
Adicionar a calendário 2014-09-26 00:00:00 2014-10-05 06:00:00 Europe/Lisbon Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia 2014 Consoante o Programa
Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia 2014
Institucional

A chegada do outono anuncia a realização de mais uma edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia que em 2014 celebra a XIX edição do certame. O evento, da responsabilidade da Câmara Municipal da Maia com a produção e direção artística do Teatro Art’Imagem, abre ao público no dia 26 de setembro, assegurando dez dias com uma programação que apresenta o que de melhor se faz em Portugal no Teatro Cómico.

“Por um teatro em que o público não esteja a mais”, “O riso é próprio do homem” e “O cómico é a inteligência”, são as divisas principais que acompanham a organização do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia que, desde 1994, se tornou um evento cultural único em Portugal. Com o objetivo de sensibilizar e cativar novos públicos para o teatro e de divulgar as diversas facetas do humor e do cómico nas artes de palco, o Festival apresenta, nas mais variadas dimensões e disciplinas tradicionais - comédia, clowns, café-teatro, marionetas e fantoches, mimo e pantomima, rua, artes do circo -, passando pelas linguagens contemporâneas e disciplinas para -teatrais - músico-comédia, multicomédia, stand up, novo circo, perfomance, teatro visual, dança-teatro, artes de rua -, uma programação multifacetada que chega até várias públicos de diferentes idades. Ao longo dos dez dias do evento a Maia transforma-se na Capital do Teatro Cómico em Portugal, recebendo cerca de 25 companhias nacionais e também internacionais. Graças à proximidade linguística o programa confirma a presença de companhias da Galiza, assim como outras regiões espanholas, do Brasil entre outros países de Língua Portuguesa.

Tendo já sido apresentados grupos de teatro vindos de vários países da Europa, das Américas, de África e da Austrália o país convidado da XIX edição é o Chile. As edições já realizadas somam a presença de mais de 250 companhias de teatro que protagonizaram mais de 500 espetáculos para cerca de 160 mil espectadores. Para Bragança Fernandes, Presidente da Câmara Municipal da Maia “os números das edições passadas revelam a qualidade de um Festival que nasceu, cresceu e, passados 19 anos, se assume como único na área cultural de abrange”. A programação é diária e tem início às 21 horas com espetáculos e apresentações que se prolongam até às 23h30. Aos sábados e domingos, além da programação normal, as famílias têm reservados espetáculos especiais, ao ar livre, a partir das 16 horas. Centrado no grande auditório, o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia apoia-se no anfiteatro ao ar livre, claustros, jardins e outros espaços fechados do Fórum da Maia.

Para consultar o programa clique aqui

Local:
Consoante o Programa