Feira das Cebolas e Cerâmica

31 Ago
Adicionar a calendário 2014-08-31 00:00:00 2014-08-31 00:00:00 Europe/Lisbon Feira das Cebolas e Cerâmica Museu da História e Etnologia da Terra da Maia
Feira das Cebolas e Cerâmica
Institucional

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia recria, no dia 31 de agosto, entre as 9 e as 19 horas a tradição secular da Feira das Cebolas e Cerâmica, um evento que serve de viagem no tempo e dá a conhecer tradições e costumes maiatos, com origem nas festas religiosas em honra de Santo Ovídio, na Maia.

A Feira das Cebolas e Cerâmica tem lugar no Monte de Santo Ovídio e recebe “feirantes” maiatos, assim como de concelhos vizinhos, que vão poder vender e expor produtos agrícolas secos da mais alta qualidade, como as cebolas, os alhos, as abóboras e inúmeras variantes de grãos. Os visitantes da feira têm também à disposição uma seleção de peças de cerâmica, em terra cota com ou sem decoração. Dada a importância da cerâmica na iniciativa, a par da feira os visitantes podem ainda visitar as peças em exposição na escadaria da Antiga Câmara Municipal da Maia, agora, Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.

Aliada ao comércio a iniciativa assegura um ambiente fidedigno da época, através dos momentos de romaria e convívio, pautados pelos trajes e hábitos do quotidiano que transportam os visitantes ao final do século XIX e início doo século XX.

Para o Museu de História e Etnologia da Maia, a Feira das Cebolas e da Cerâmica é o passaporte para sensibilizar a comunidade para a importância da defesa e salvaguarda do património material e imaterial da Maia, motivando os visitantes, sejam maiatos ou de outros concelhos, a compreender a história do concelho e a perpetuar as memórias do passado.

Local:
Museu da História e Etnologia da Terra da Maia