Exposição “AFASTAR e APROXIMAR” / “ZOOM IN and ZOOM OUT”

05 a 28 Jan
Adicionar a calendário 2024-01-05 00:00:00 2024-01-28 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição “AFASTAR e APROXIMAR” / “ZOOM IN and ZOOM OUT” Evento
Exposição  “AFASTAR e APROXIMAR” / “ZOOM IN and ZOOM OUT”

Exposição

“AFASTAR e APROXIMAR” / “ZOOM IN and ZOOM OUT”

5 a 28 de janeiro

Fórum da Maia

A Câmara Municipal da Maia promove, de 5 a 28 de janeiro a exposição "AFASTAR e APROXIMAR", uma vídeo-instalação, interativa e imersiva, que desafia a reinterpretação da História e apela à reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza, bem como à consciência da ação humana em tempos de crise climática global.

Pretende-se criar um lugar de reconhecimento, um jardim de memória e contemplação do futuro, enquanto manifestações da indistinção harmoniosa e comunicante entre seres natureza, capaz de expandir a visão do tempo e estabelecer um “Zoom in” e um Zoom out” do mundo que nos rodeia.

Neste espaço cénico, que explora várias dicotomias tão caraterísticas dos nossos tempos, como o real versus o virtual, o digital versus o analógico ou o natural versus o artificial, o movimento e o corpo ocupam um lugar central. O observador molda a composição visual e sonora através de diversas formas de interatividade, pois cada ação é detetada por sensores de presença e de movimento, dinamizando efeitos visuais de zoom in/zoom out que dependem da posição do corpo no espaço e da manipulação dos objetos.

A instalação converte-se assim num lugar de permanente negociação de sentidos e emoções, de relação entre corpo, som e imagem, ampliando-se e ganhando outras camadas de interesse, através da escrita de novas narrativas, que reescrevem as codependências entre seres vivos, na tentativa de diminuir a progressiva fratura entre o Homem e a Natureza.

"AFASTAR e APROXIMAR" é um projeto de arte computacional inserido no âmbito de uma investigação de doutoramento em Média-Arte Digital. O projeto é inspirado no questionamento dos valores dominantes da autoconservação da espécie humana e no desejo de unir arte e tecnologia para provocar uma nova consciência ética, de sustentabilidade ambiental e cultural. A instalação tem como objetivo explorar a relação entre o ser humano e a natureza, despertando o interesse e o conhecimento sobre a arte contemporânea, abordando temas relevantes para a sociedade, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade, à arte e à tecnologia.

Conscientes do papel da arte da tecnologia na sustentabilidade, consideramos a arte uma força poderosa e omnipresente que ajuda a (re)pensar a nossa presença no mundo ou como (re)construir mecanismos de desenvolvimento na comunidade capazes de promover mudanças na consciencialização dos problemas e a procura de diferentes formas de os solucionar. Neste sentido, a arte assume um papel relevante, particularmente no campo das emoções e na forma como pode influenciar novas formas de olhar para o mundo.

A motivação subjacente a este projeto é inspirar reflexão e ação em relação às questões ambientais. Utilizando a arte digital como meio de comunicação, procuramos transmitir a beleza da natureza e incentivar a sua preservação através da recuperação e revisitação de práticas sustentáveis.

Em relação aos autores desta instalação, formamos uma equipa interdisciplinar composta por três investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC – ual/uab).

Autora: Sara Cruz

Participantes: Mariana Tengner Barros, André Speedy Garcia